O que aprendi até agora com o ensino a distância

12 de maio de 2020

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Ferramentas Tecnológicas

Professor Fabiano Paludetti

Por Fabiano Paludetti, coordenador e professor de tecnologia na Escola Bosque, escola-modelo da Microsoft, localizada em São Paulo.

 

Estamos vivendo um momento complexo em todos os setores, mas, na educação, o desafio é ainda maior. Os professores tiveram que, de forma repentina, mudar sua abordagem e iniciar o processo do ensino a distância. Essa nova modalidade requer uma mudança de paradigmas, além de novas estratégias.

Em nossa escola, temos um programa consistente de treinamento de professores e eu, como coordenador de tecnologia, normalmente dou muito suporte a toda a equipe. Todos os professores são MIEE (Microsoft Innovative Educator Expert) e, seguindo meus passos, estão conseguindo a certificação MCE (Microsoft Certified Educator).

Iniciamos rapidamente as aulas síncronas utilizando o meeting do Teams. Confesso que estou muito orgulhoso de ver como os professores e eu, nas aulas de tecnologia e robótica, estamos conseguindo excelentes resultados. Um dos segredos foi ter como objetivo o acolhimento e o cuidado com os aspectos socioemocionais dos alunos. O fato de fazer com que eles se sintam importantes e valorizados, aliado às aulas atraentes e motivadoras, tem feito de nosso e-learning um grande sucesso.

Evidentemente, ferramentas como Teams, PowerPoint, Sway, Stream (todas as aulas são gravadas), OneNote e Whiteboard, entre outras, nos proporcionam recursos excelentes para oferecermos aulas de qualidade, com muita interatividade e engajamento, o que facilita a compreensão e a retenção dos conteúdos apresentados.

Temos usado recursos como a gamificação, incluindo o Minecraft: Education Edition, e conduzido muitos trabalhos em grupo e em duplas (obviamente virtuais). Dessa forma, os alunos têm mais oportunidades de interação e socialização, aspectos importantes neste momento de isolamento social. Além disso, criei vários tutoriais para alunos, professores e pais, que foram colocados no Teams para ajudá-los a se familiarizar com detalhes do novo ambiente.

 

alunos em reunião do Teams

Uma das minhas aulas a distancia

 

Estamos fazendo aulas síncronas e assíncronas com os alunos, desde a educação infantil até o fim do fundamental, com um índice de adesão acima de 90%, mesmo depois de um mês de aulas. É muito gratificante receber feedbacks tão positivos de alunos e famílias! Estamos fazendo algumas avaliações usando o Forms e outras de forma continuada pelo “tarefas”.

Um aspecto que consideramos importante foi ouvir as famílias e os alunos para a construção de nosso elearning. Enviamos quase que semanalmente um Forms para ouvirmos sugestões.

Estamos conseguindo vencer os desafios e, com certeza, todo o empenho e preparo da equipe contou muito. Podemos perceber que essa mudança trouxe um ambiente ainda mais colaborativo entre todos, e essa união é coisa mais bonita deste momento.

Últimos posts