Como desenvolver habilidades essenciais para o futuro dos seus alunos?

01 de abril de 2020

Postado por Microsoft Educação em Notícias Educação, Tecnologia da Educação

Algumas dicas para tornar seus estudantes protagonistas do seu aprendizado

A quarta revolução industrial está impulsionando mudanças aceleradas na sociedade como um todo, seja na vida, no trabalho ou nas escolas. Os avanços tecnológicos, a ascensão da Nuvem, as mudanças socioeconômicas e demográficas estão mudando expectativas e colocando novas demandas para todos nós. Embora essas transições tragam grandes promessas, os sistemas educacionais precisarão urgentemente se transformar para preparar os alunos para o futuro. Apesar de os estudantes precisarem avançar muito no desenvolvimento de habilidades do século XXI, como colaboração, comunicação, pensamento crítico e criatividade, estão se tornando cada vez mais importantes as competências tecnológicas para prosperar na economia digital. Habilidades como Computação em Nuvem, Inteligência Artificial e  Machine learning são cada vez mais procuradas por empresas do mundo todo, mas o cenário atual é completamente diferente. Temos muito mais vagas do que pessoas para preencher essa lacuna.

A missão da Microsoft de capacitar todos as pessoas do planeta a alcançar mais é um compromisso de apoiar estudantes e educadores a estarem prontos para inovar e criar em um mundo cada vez mais digital. Nosso foco se estende a garantir que não apenas aumentemos o número de estudantes equipados com habilidades tecnológicas mas também façamos mais para aumentar a diversidade de estudantes e estimular carreiras em tecnologia. Por meio de produtos, aulas, cursos e recursos acessíveis e gratuitos, podemos ajudar todos os alunos a terem sucesso na escola, na carreira e na vida.

 

Para capacitar os alunos a estarem preparados para o futuro, a Microsoft está focada em:

– Apoiar os educadores no ensino de novos conceitos tecnológicos;

– Educar os alunos para estarem preparados para o futuro com habilidades tecnológicas;

– Capacitar instituições com currículos e certificações; e

– Conectar instituições de ensino a empresas para apoiar a empregabilidade dos alunos.

 

Por meio de investimentos em programas e plataformas qualificados, queremos compartilhar mais sobre as maneiras pelas quais os alunos podem se preparar para o futuro. Confira.

 

Desperte a curiosidade com STEM

 O início de qualquer jornada de aprendizado dos alunos é um ótimo momento para garantir que eles sejam inspirados, envolvidos e se sintam conectados, com um senso de propósito, ao que estão aprendendo, principalmente no que se refere ao STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A Microsoft disponibiliza diversas ferramentas, como Minecraft: Education Edition, MakeCode, Hacking STEM, além de conexões com diversos parceiros que continuam fazendo um excelente trabalho para inspirar os estudantes.


Amplie as habilidades de produtividade e conceitos de tecnologia

 À medida que os alunos avançam nos anos acadêmicos, é importante que eles ampliem o aprendizado com ferramentas de produtividade que, no futuro, se tornarão a base para grande parte de sua carreira, como o Office 365. Outra ferramenta que as escolas vêm utilizando é o Microsoft Imagine Academy. Ele fornece um currículo de qualidade para que as instituições de ensino se tornem centros certificadores para o aluno já sair na frente no mercado de trabalho. A Microsoft também possui uma plataforma gratuita para cursos em Inteligência Artificial, o portal AcademIA.


Impulsione a empregabilidade com habilidades técnicas, baseadas em certificações reconhecidas pela indústria

Uma pesquisa recente do LinkedIn Learning revelou que duas das principais habilidades que os empregadores procuram atualmente são Computação em Nuvem e Inteligência Artificial. Além disso, a lacuna de talentos nas habilidades em Nuvem deve ser a maior e mais impactante. Para ajudar a diminuir esse número, ano passado lançamos o Microsoft Learn, uma nova plataforma que oferece diversos recursos para ajudar estudantes, educadores a desenvolver habilidades técnicas. Totalmente gratuita, ela oferece tutoriais, cursos, trilhas de aprendizagem e permite que os alunos façam uma curadoria de conteúdo para desenvolver planos de aprendizado personalizados e compartilhá-los facilmente com outras pessoas.

Embora existam muitas oportunidades para que os alunos participem de seu próprio aprendizado, a Microsoft também fornece às instituições de ensino acesso ao Microsoft Educator Center, a comunidade de educadores, que reúne professores do mundo todo para trocar experiências e acesso a outros programas gratuitos.

 

Estamos empolgados com a nossa jornada para ajudar estudantes e educadores a se prepararem e estarem prontos para mudar o mundo com a tecnologia! Vamos juntos?

Últimos posts