A importância da avaliar e desenvolver competências socioemocionais

29 de outubro de 2019

Postado por Microsoft Educação em Notícias Educação, Tecnologia da Educação

Por Maura Marzocchi, professora e uma das responsáveis pelo programa da startup Voa Educação

“O século XXI assistirá a transformações que não corresponderão a cem anos, mas a milhares de anos de história.” Essa frase estava estampada em um outdoor colorido de algum aeroporto pelo qual passei nos últimos meses. Estava apressada e não descobri a autoria, mas a inquestionável verdade contida na afirmação nos coloca à frente de desafios em todos os campos da sociedade, especialmente para a educação.

Uma criança que começou a frequentar a escola em 2019 aos dois anos de idade escolherá, por volta de 2034, um curso que ainda não existe, e poderá mudar o rumo de seu percurso profissional várias vezes ao longo de sua vida. Assim, mudanças constantes e reinvenção permanente serão as palavras de ordem dessa geração e de gerações futuras. Nessa perspectiva, as competências socioemocionais apresentam-se como fundamentais para atender às necessidades da geração que enfrentará um futuro incerto.

É papel da escola, especialmente com a BNCC, a partir de 2020, repensar seus currículos, de modo que o desenvolvimento cognitivo e o aprendizado de competências socioemocionais caminhem juntos.

Há várias definições para esse conceito; particularmente, prefiro a imagem de uma caixa repleta de ferramentas que utilizamos para lidar com diversas emoções e situações que nos são apresentadas ao longo de nossa vida. A qualidade e a quantidade das ferramentas melhoram à medida que vamos nos desenvolvendo. Autoconhecimento, autocuidado, tomada de decisões, empatia, autonomia e formulação de estratégias são exemplos de ferramentas que utilizamos constantemente, aprendidas em sala de aula e que, assim como os conteúdos cognitivos, podem ser avaliadas.


Mas como avaliar e desenvolver essas habilidades?

A Voa Educação criou uma metodologia que possibilita a avaliação das competências socioemocionais dos alunos, auxiliando a escola a observar de maneira objetiva e adequada sua evolução. O processo de avaliação se dá por meio de um aplicativo no qual professores registram as observações que consideram importantes e respondem às perguntas semanais sobre competências socioemocionais. As respostas são transformadas em dados mensurados e analisados, oferecendo à equipe escolar informações estruturadas que auxiliam na tomada de decisões e melhoram a qualidade da intervenção.

print do Aplicativo da Voa Educação

Aplicativo da Voa Educação, disponível para Android e iOS.

Diversos estudos demonstram que, quanto maior o nível de desenvolvimento socioemocional, melhor será o desempenho acadêmico e profissional. Portanto, repensar currículos escolares levando em consideração o desenvolvimento dessas competências e medir constantemente o impacto da aplicação desse currículo ao longo dos anos de escolarização é fundamental para o desenvolvimento de uma educação de qualidade que precisará se reinventar constantemente para enfrentar os desafios que ainda estão por vir.

Conheça a Voa Educação!

Últimos posts