Gamificação nos ensinos Técnico e Superior

22 de agosto de 2019

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Ferramentas Tecnológicas

Conheça alguns exemplos de como utilizar usar jogos educativos para engajar seus alunos, independentemente da idade

A evasão escolar continua sendo um dos grandes problemas da educação no Brasil. Segundo dados do Inep, entre 2017 e 2018, somente o Ensino Médio registrou um recuo de 220 mil matrículas. O Banco Mundial aponta que uma das principais razões para o abandono é a falta de interesse do aluno.

Uma das soluções para ajudar no desenvolvimento do estudante e atrair sua atenção é inserir tecnologia no planejamento pedagógico. O atual sistema de ensino, considerado ultrapassado por muitos professores, já não possibilita que o estudante avance e adquira competências para ajudá-lo no mercado de trabalho, além, claro, de fazer que com ele se envolva nas disciplinas e trabalhe em colaboração com seus colegas de sala.

Aí é que os jogos educacionais entram em ação! Combiná-los com as atividades do dia a dia faz com que esses estudantes vejam a dinâmica da sala de aula de forma mais atraente, uma vez que estamos lidando com uma geração de pessoas que já nasceram conectadas. O Minecraft: Education Edition é uma das principais plataformas que as escolas estão utilizando justamente com essa intenção. E o melhor de tudo: ele pode ser usado com todas as idades! Confira a seguir duas práticas que você aplicar hoje mesmo com seus alunos.

 

Minecraft: Education Edition no Ensino Superior

Muitos educadores acreditam que o Minecraft: Education Edition só funciona com alunos do Ensino Fundamental ou Médio, mas diversas escolas técnicas e de Ensino Superior estão utilizando a versão educacional do jogo para diversificar suas aulas. É o caso da EMGE – Escola de Engenharia. “Sempre realizo um levantamento com meus alunos sobre os interesses pessoais e as expectativas com a disciplina. Neste semestre, grande parte dos alunos do 1º período do curso de Ciência da Computação demonstrou grande interesse por jogos digitais, e resolvi aproveitar esse interesse para criar o projeto”, explica o professor Cristiano Lacerda, coordenador do curso de Ciência da Computação.

O desafio proposto aos alunos foi a criação de um jogo, utilizando o Minecraft: Education Edition, para demonstrar a história e a evolução dos computadores. Cada grupo ficou responsável por uma geração de computadores e teve a liberdade de definir toda a dinâmica do jogo. Segundo Cristiano, grande parte dos alunos já conhecia bem a plataforma e não teve muita dificuldade em relação a ela: “Assim que lancei o desafio, os alunos ficaram imensamente entusiasmados e motivados, o que resultou em excelentes trabalhos no final do projeto”, ressalta.

 

Minecraft: Education Edition no Ensino Técnico

 Os estudantes e professores das unidades do Senac Rio Grande do Norte já utilizam, há algum tempo, o Minecraft: Education Edition no Ensino Técnico, principalmente nas turmas de Aprendizagem Profissional Comercial. “De forma mais abrangente, alocamos no ambiente tridimensional do Minecraft: EE ideias que os alunos criam em relação a arquitetura, engenharia, logística, sustentabilidade, gestão, empreendedorismo e contabilidade”, esclarece Renato Rodrigues, coordenador tecnológico do Senac RN.

Mais do que trazer a gamificação para a sala de aula, a instituição aplica o jogo para que os alunos entendam, na prática, o funcionamento de alguns recursos, além de ser uma plataforma essencial que trabalha a resolução de problemas. No caso da turma do curso de Supermercado e Vendas, os alunos utilizam a ferramenta para entender a relação entre a ocupação de estoquista e a de vendedor. Os conteúdos são definidos para o desenvolvimento de competências e contemplam a escolha e a organização de tipos de almoxarifado (layout), movimentação de carga, normas de segurança do trabalho, medidas de prevenção de acidente, promoção da sustentabilidade à gestão de estoque e inventário.

Alunos do Senac RN apresentando seus projetos durante a aula

 

“Em termos de recepção, os alunos ficam bastante entusiasmados com a ideia de representar suas ideias no Minecraft: EE e convidar outras pessoas para conhecer a criação ou as soluções que geraram para resolver problemas. Também observamos que o ambiente de aprendizagem da plataforma permite que o aluno explore ideias novas e soluções criativas e inusitadas. Aqui, no Senac RN, os professores costumam colocar desafios para incrementar a aula. Um dos exemplos foi a discussão sobre a escolha entre uma geladeira ou máquina para entregar alimentos no nosso refeitório. Os alunos pesquisaram essas opções, mas também foi necessário entender como funcionavam e decidir a mais apropriada. O Minecraft: Education Edition foi essencial para eles em todo esse processo”, exemplifica Renato.

 

Habilidades do século XXI desenvolvidas em sala de aula

 Mais que entender sobre as disciplinas, o aluno precisa ser estimulado com outros recursos para manter o interesse nas aulas. O Minecraft: Education Edition pode ser esse grande aliado da educação, pois, além de ajudar o professor a trabalhar as matérias de forma dinâmica e divertida, a versão educacional do jogo ajuda a trabalhar habilidades essenciais para o aluno, como colaboração, criatividade e pensamento crítico.

“O ambiente dinâmico e colaborativo proporcionado pela ferramenta propiciou um aprendizado mais divertido e consistente aos alunos. Com a proposta de criar um jogo para ensinar sobre a evolução dos computadores, suas habilidades e competências foram trabalhadas nos níveis mais altos”, declara Cristiano Lacerda.

Outro ponto a se destacar é o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento computacional. Pensando nas futuras vagas de trabalho às quais esses alunos se candidatarão, a área de TI, por exemplo, oferece muitas possibilidades. Segundo o estudo “The Network Skills in Latin America”, encomendado pela Cisco à IDC, faltarão 449 mil profissionais para preencher vagas abertas na área de TI no fim da década.

Renato Rodrigues conta que esse vem sendo um dos principais benefícios quando a instituição decidiu incluir a ferramenta como parte do dia a dia dos alunos: “Além do desenvolvimento da percepção espacial, os alunos estão mais atentos à questão do raciocínio necessário para o pensamento computacional. Houve significativa melhoria na compreensão de processos, análise, síntese de problemas e na percepção de etapas para resolução de problemas”.

“Trabalhar com o Minecraft: Education Edition foi uma experiência completamente diferente do que eu esperava para um curso de Ciência da Computação. No decorrer do trabalho, fui percebendo o quão legal era criar desafios e contar uma história por meio do jogo. Além disso tudo, uma das partes legais do projeto foi o trabalho em equipe. Sem isso, nosso trabalho não teria sido tão criativo e notado pelo público, fazendo, assim, com que ganhássemos o Workshop de Tecnologia que aconteceu na EMGE”, finaliza Marcelo da Silva de Freitas, aluno do curso de Ciência da Computação da EMGE.

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