Qual o nível de inovação da sua instituição de ensino?

15 de agosto de 2019

Postado por Microsoft Educação em Ferramentas Tecnológicas

*Por Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer e idealizadora da APEI-50

É um discurso unânime que a educação precisa melhorar sua qualidade e que as tecnologias digitais são recursos-chave que podem contribuir para esse processo.

Sabemos quantos desafios as escolas e suas equipes, de uma forma geral, ainda terão que enfrentar para atender às exigências apresentadas pelas novas gerações e pelas necessidades advindas do mercado de trabalho, para onde, em um futuro próximo, irão se dirigir nossos alunos.

Tecnologias como aliado na transformação da educação

 Algumas perguntas surgem diante desse cenário: as tecnologias digitais estão sendo utilizadas de forma eficaz, contribuindo para que os alunos estejam envoltos em momentos de aprendizagem significativa? As estratégias de ensino, apoiadas por essas tecnologias, têm colaborado para que os estudantes desenvolvam competências cognitivas básicas, digitais e socioemocionais necessárias aos cidadãos do século XXI? A equipe docente tem as habilidades necessárias para se manter atualizada e conduzir atividades pedagógicas alinhadas ao perfil e às necessidades dos educandos?

Com o objetivo de responder a todas essas questões, nasceu o programa gratuito APEI50. Desenvolvido pelo Instituto Crescer, o programa visa dar suporte para as lideranças educacionais diagnosticarem pontos de melhoria das práticas realizadas e traçar um plano de ação que venha a suportar um processo de inovação pedagógica.

Com apoio da Microsoft, por meio dos 50 indicadores de inovação, é possível não apenas avaliar o quanto as escolas vêm inovando nas práticas pedagógicas, mas também pensar em estratégias para a formação docente, com o apoio de recursos gratuitos disponibilizados no Whitepaper APEI50. O documento traz um alinhamento dos 50 indicadores às tecnologias digitais Microsoft e recursos para apropriação de cada um deles. São planos de aula, vídeos, artigos e estudos de caso que ajudam a colocar em prática novas estratégias de ensino apoiadas pelos recursos digitais.

Framework de transformação digital

Estrutura da transformação da educação promovida pela Microsoft

 

Para a diretora da Escola Bosque, Silvia Cristina Scuracchio, participar da avaliação APEI50 é de extrema importância, pois possibilita à escola detectar eventuais necessidades específicas e aspectos que podem ser melhorados e ajustados dentro desse processo. “Transformações e inovações educacionais são relativamente novas para todos os educadores. Poder contar com uma avaliação abrangente, objetiva, baseada em estudos e extremamente profunda nos ajuda a criar indicadores importantes que nos permitem direcionar as ações”, explica.

 A Escola Bosque, sediada em São Paulo, é considerada referência na implantação de tecnologia, no uso de metodologias ativas e na transformação digital no ensino. Além disso, desde 2016 a instituição é uma das escolas-modelo da Microsoft.

Queremos uma escola para nosso país que atinja os diferentes indicadores de qualidade, colocando o Brasil em um novo patamar, sendo reconhecido pela qualidade intelectual do seu povo.

Últimos posts