Colégio Santo Agostinho aposta na Transformação Digital ao trazer a tecnologia para apoiar o planejamento pedagógico

22 de maio de 2019

Postado por Microsoft Educação em Notícias Educação, Tecnologia da Educação

Uma das maiores instituições educacionais do país está colhendo excelentes resultados na sala de aula ao utilizar as ferramentas da Microsoft

Com mais de 80 anos de história, o Colégio Santo Agostinho é uma das instituições de ensino mais tradicionais do país. Fundado em 1934, atualmente o colégio atende mais de 8,2 mil alunos em suas quatro unidades – Belo Horizonte (nos bairros Santo Agostinho e Gutierrez), Contagem e Nova Lima– e é mantido pela Sociedade Inteligência e Coração (SIC), uma entidade civil de educação e assistência social, sem fins lucrativos, de caráter beneficente, cultural e de promoção humana. “Nossa principal missão é ser referência em educação de excelência, humana, inovadora e sustentável e comprometida com a transformação social nos locais onde atua”, afirma Carla Caneschi de Sousa, Gestora de Estratégia e Tecnologia do colégio.

Os primeiros trabalhos desenvolvidos com as ferramentas da Microsoft foram em 2011, quando a Instituição migrou seu serviço de e-mail para o Outlook. A partir daí, eles foram construindo novos projetos até os professores começarem a utilizar tecnologia efetivamante na sala de aula.

De acordo com Carla, de lá para cá, a Instituição não parou mais de utilizar a tecnologia como aliada do ensino. “Nossos portais pedagógico e administrativo foram construídos no Sharepoint. Utilizamos também o Microsoft Teams para projetos que envolvem a administração da escola, os professores e alunos, além de várias outras ferramentas, como Skype, OneDrive, Forms e o Sway para apresentações em sala de aula”, explica.

O colégio contou a parceria da empresa Big Brain para instalação e capacitação do Office 365

Sala colaborativa com as ferramentas do Office 365

O movimento de Transformação Digital tomou conta de todos no Colégio, principalmente dos professores. Por meio das ferramentas do Office 365, educadores e alunos mudaram a maneira de desenvolver os trabalhos em sala de aula. “Nossos professores estão em constante formação para otimizar o uso da tecnologia no ambiente escolar e já utilizam jogos de aprendizagem e gamificação, proporcionando novos caminhos para o ensino e o desenvolvimento da colaboração”, afirma Carla.

O Sway, por exemplo, é um dos recursos mais utilizados para apresentação de trabalhos. O Teams é um grande hub para ajudar alunos e professores a trabalharem em equipe e centralizarem as conversas, além disso, ele também é utilizado pela equipe de docentes na troca de experiências entre as unidades e na formação continuada da educação infantil.

O professor Patrick Bonnereau enfatiza que o papel do docente, nesse processo educacional moderno, é ser também um curador. “O foco da experiência do professor é oferecer aquilo que a tecnologia e a informação não são capazes de fazer por si só. É orientar o estudante a utilizar com mais frequência, e melhor as ferramentas para buscar seu próprio conhecimento. É estar presente”, afirma Bonnereau.

 

alunos do colégio em atividade na sala de aula

Alunos do Colégio Santo Agostinho durante uma apresentação para a aula de Educação Física

 

Melhorando os resultados de aprendizagem por meio da capacitação

Em 2017, o Colégio percebeu a necessidade de redefinir alguns processos para que todos os colaboradores também passassem a utilizar essas ferramentas. Em conjunto com as áreas de Educação Corporativa e Comunicação, eles construíram dois portais: um com fim pedagógico, e outro, administrativo. Além disso, utilizaram design thinking e um mapa de empatia para entender os usuários que acessariam esse conteúdo. “Nesse momento, entendemos que o portal seria mais útil se implantássemos o Single Sign On (login único para diversos sites e ferramentas). A partir daí, os colaboradores passaram a utilizar os sites e foram (re)descobrindo as ferramentas do Office 365”, explica Carla.

Para fomentar ainda mais o uso, a direção ministrou capacitações para toda a equipe pedagógica. Uma delas era focada na Comunidade de Educadores da Microsoft e possibilitou aos professores a formação em diversos cursos gratuitos, além do acesso a todos os outros recursos da plataforma. No total, 53 professores viraram Microsoft Innovative Educators e 40 se tornaram Microsoft Innovative Educators Experts.

“Além do processo de qualificação, agora eles podem se conectar a educadores do mundo todo com o objetivo de compartilhar conhecimentos e trocar experiências sobre como as tecnologias estão transformando a sala de aula. Graças à participação da comunidade, esse ano, nossos professores Patrick Bonnereau e Ivan Canuto foram representantes brasileiros na Education Exchange, maior evento de educação da Microsoft”, afirma Carla.

 

Transformação digital em prol do futuro do aluno

As iniciativas do Colégio não param por aí! Pensando em como estimular a criatividade dos alunos, a Instituição também reformou o laboratório de informática e adquiriu notebooks 2 em 1. “Quando o conteúdo é passado de forma atraente e dinâmica, os alunos tendem a ter um maior interesse e assim buscam novas formas de resolver os problemas apresentados em sala de aula”, enfatiza Carla.

Com todas as iniciativas, a escola entendeu que seus alunos estão sendo preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, já que estamos vivendo em um momento da Transformação Digital da indústria e a revolução 4.0.

Ainda sobre as tecnologias que foram implantadas na escola, este ano os alunos, a partir do 8º ano do ensino fundamental II, receberão uma conta Microsoft que permite ao estudante ter um e-mail do Colégio Santo Agostinho, acesso às ferramentas do Office 365, cinco licenças do Office e Windows 10 para uso em equipamentos pessoais e com os benefícios estendidos às famílias. É importante lembrar que todo o ambiente digital é controlado pela equipe de Segurança da Informação da SIC, mantenedora do Colégio.

 

Reconhecimento como Showcase School Microsoft

 “Nossa estratégia de Transformação Digital está alinhada com nosso planejamento estratégico. Acredito que, após essa tomada de decisão, estávamos prontos para sermos uma Showcase School da Microsoft, afirma Carla.

Depois de todo esse planejamento, a Instituição aumentou o engajamento na sala de aula e a colaboração entre alunos e professores. O resultado está aparecendo cada dia mais no aprendizado. A intenção agora, além de continuar capacitando seus estudantes e educadores, é a ampliação dessa estratégia para todos os segmentos da Instituição, como as obras sociais. Ao todo, eles irão impactar 3,5 mil alunos.

“Quando usamos a tecnologia, estamos utilizando a linguagem do aluno. Com isso, nos aproximamos mais deles”, finaliza Carla.

 

Se a sua escola está dando os primeiros passos para melhorar o aprendizado por meio da tecnologia, você pode ingressar no programa Microsoft Schools e assim entender melhor como utilizar as tecnologias Microsoft em prol de sua instituição de ensino. Acesse o site e conheça os programas da Microsoft para instituições de ensino.

Últimos posts