Guia de como utilizar as ferramentas do Office 365

11 de abril de 2019

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Ferramentas Tecnológicas

Veja como aproveitar o melhor desses recursos e transformar a sala de aula

O Office 365 é uma das ferramentas mais utilizadas e reconhecidas no mundo todo. Seja nas companhias ou na sala de aula, grande parte dos recursos faz parte da rotina de milhões de pessoas. Isso porque além de trazer mais produtividade, algumas ferramentas são consideradas essenciais para ingressar no mercado de trabalho.

Pensando em como ajudar os estudantes e professores na vida acadêmica e também de que forma prepará-los para as futuras vagas de emprego, a Microsoft disponibiliza o Office 365 gratuitamente para todas as escolas registradas no Ministério da Educação e Cultura (MEC). Se você não possui as ferramentas, saiba aqui como acessá-las! Mas caso ainda tenha dúvidas sobre esses recursos e deseja aprender um pouco mais, preparamos um guia com algumas dicas práticas para que você possa tirar o melhor proveito delas:

 

Logo do WordWord: Com o editor de texto é possível criar, editar, exibir e compartilhar documentos de forma fácil e rápida. Na versão online, você e seus alunos podem colaborar ao mesmo tempo e assim desenvolver projetos muito mais valiosos. Acesse o tutorial para conhecer outras funcionalidades e veja como o Colégio Sesi Araçatuba utilizou o recuso para a aula de ciências.

Dica: A nossa Comunidade de Educadores tem dois cursos para você expandir seus conhecimentos e aplicar na sala de aula. Acesse aqui e aqui.

 

Logo do ExceExcel: Utilizado como facilitador para criar planilhas e fazer cálculos com fórmulas modernas, o Excel organiza números e transforma seus dados em informações. Veja aqui um tutorial para começar a utilizar a ferramenta agora mesmo. Para as aulas de STEM (sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), o Excel é um recurso superimportante, pois ele mostra dados que, quando analisados, apontam para soluções de problemas do mundo real, como a mensuração da qualidade da água ou como entender uma lesão cerebral.

Dica: Quando as crianças têm contato com as planilhas desde cedo, a tendência é que elas cresçam familiarizadas com a importância de organizar e analisar dados. Veja aqui algumas maneiras de ajudar seus alunos!

 

Logo do PowerPointPowerPoint: Desenvolvida com o objetivo de criar apresentações, a ferramenta ajuda a transmitir suas ideias com design bonito, animação avançada, movimento cinematográfico, modelos 3D e ícones. Saiba como aproveitar o melhor da ferramenta.

Dica: Às vezes faltam ideias de como personalizar seus slides para uma apresentação. Conheça a funcionalidade que vai lhe ajudar a elaborar modelos criativos.

 

Logo do OutlookOutlook: Reúna todos os seus e-mails, eventos de calendário e arquivos em um só local. O Outlook também é essencial para você planejar reuniões com os seus colegas de trabalho ou compartilhar sua disponibilidade com amigos. Saiba como utilizar!

Dica: Veja como incorporar o Outlook na sua rotina acadêmica.

 

Logo do OneNoteOneNote: O caderno digital do Office 365 ajuda os professores a criarem planos de aula e facilita a organização do dia a dia da sala de aula. Já temos instituições de ensino que substituíram o caderno físico por essa ferramenta e estão alcançando resultados positivos de aprendizagem. Outra funcionalidade bem importante é o assistente de matemática. Uma nova maneira de ensinar equações de todos os tipos.

Dica: Problemas de produtividade? Saiba como o OneNote pode lhe ajudar nas funções do dia a dia.

 

Logo do TeamsTeams: O hub que incorpora os principais recursos do Office recentemente completou dois anos e mais de 500 mil empresas já o utilizam como forma de concentrar todas as conversas, os arquivos e projetos em um só local. Veja como o Colégio Santo Anjo incorporou a ferramenta na instituição.

Dica: Faça o nosso curso da Comunidade e descubra novas maneiras de gerenciar recursos na sala de aula.

 

Logo do OneDriveOneDrive: Para facilitar o armazenamento e o envio de arquivos, o OneDrive e o SharePoint são recursos essencias para as instituições de ensino. Além de ser a forma mais rápida de compartilhamento, também é a maneira mais segura de trabalhar com documentos dentro de uma organização, uma vez que a ferramenta é criptografada com SSL.

Dica: Veja como abandonar o pen drive e guardar provas e exercícios na nuvem.

 

Logo do SkypeForBusinessSkype for Business: A ferramenta de comunicação que todo mundo já conhece pode ser utilizada dentro das escolas para conversas entre os professores e a administração. Ela tem funcionalidades, como número ilimitado de reuniões, gravações de conversas e utilização de legendas ao vivo.

Dica: Dentro da nossa Comunidade de Educadores, é possível utilizar uma conta normal de Skype (não precisa ser Business) para quebrar as barreiras da sala de aula e conversar com profissionais do mundo todo. Convide profissionais para aulas especiais ou até mesmo faça um tour por um museu. Saiba mais sobre como trazer o mundo para o ambiente escolar.

 

Logo do SwaySway: Com a ferramenta de Storytelling da Microsoft é possível desenvolver apresentações muito mais criativas e interativas para a sala de aula. Com o mecanismo de design interno do Sway, você não precisa se preocupar com formatação para criar histórias inspiradoras, pois ele ajuda você dando vários exemplos de como personalizar o conteúdo. Esse recurso ainda tem ótima vantagem, pois pode ser compartilhado por meio de um link da internet, assim todos os alunos podem acessar o arquivo a qualquer hora, independentemente do lugar e do dispositivo que estejam utilizando.

Dica: Confira o curso gratuito para trabalhar de forma interativa e aplicar efeitos visuais inovadores nas apresentações.

 

Logo do FormForms: Esse recurso permite a criação de diversos tipos de questionários online e coleta respostas em tempo real, além de fornecer gráficos para visualizar seus dados automaticamente. Ele também pode ser utilizado até para pesquisas de satisfação e votações.

Dica: Descubra como utilizar o recurso para aplicar provas e questionários de forma rápida e segura.

 

Logo do StreamStream: Essa ferramenta é um serviço de vídeo corporativo em que é possível dividir, carregar e exibir vídeos com segurança. Compartilhe gravações de aulas, reuniões, apresentações e sessões de capacitação com seus alunos de forma prática.

Dica: Conheça mais funcionalidades do Stream!

 

Logo do FormFlow: Esse recurso permite a criação de fluxos de trabalho automatizados entre seus aplicativos e serviços favoritos para obter notificações, sincronizar arquivos, coletar dados e muito mais. Veja como funciona.

Dica: Saiba como conectar o recurso com o Outlook e simplificar processos.

 

Logo do PowerAppsPowerApps: Já pensou em criar um aplicativo junto com os alunos? Use a mobilidade a seu favor.

Dica: Veja um passo a passo para desenvolver o seu app.

 

Logo do SchoolDataSyncSchool Data Sync: Voltado para a equipe de TI das instituições, esse recurso simplifica o gerenciamento de classe no Office 365. O School Data Sync lê listas do SIS e cria grupos no Microsoft Teams, Intune para Educação e aplicativos de terceiros.

Dica: Veja como o recurso pode ajudar no gerenciamento de tecnologias.

 

Lembrando que essas são apenas algumas das funcionalidades das ferramentas. Conforme você utiliza, automaticamente irá aprender ainda mais sobre elas. O bacana é que grande parte das ferramentas tem recursos de acessibilidade para que todos possam aprender da mesma maneira. Veja alguns deles aqui.

Agora que você já conhece todas as ferramentas, tente conectá-las com o seu plano pedagógico. Converse com a direção da escola, troque experiências com outros professores e incentive seus alunos a utilizarem as ferramentas, trazendo mais colaboração, conhecimento e produtividade para a sala de aula!

Uma última dica: No nosso canal do YouTube, temos uma playlist com muitas orientações e truques para você aprofundar ainda mais o seu conhecimento. Acesse:

Últimos posts

Tags

Posts Relacionados