4 maneiras de como a tecnologia pode transformar o futuro do aprendizado do seu filho

04 de fevereiro de 2019

Postado por Microsoft Educação em Ferramentas Tecnológicas


A tecnologia, como aliada da educação, está mudando o jeito como alunos e professores ensinam e aprendem

Você já parou para pensar por que a tecnologia é tão importante para o desenvolvimento da vida escolar do seu filho? O cenário que temos hoje em dia é que adolescentes e crianças passam a maior parte do tempo mergulhados em seus celulares e computadores, mas ao mesmo tempo, estamos lidando com uma geração que já nasceu na era conectada e isso é uma ação completamente normal para eles. Mas e na sala de aula, como isso impacta de verdade?

A medida que a nossa economia e sociedade se torna mais e mais digitais, surge um momento crucial na educação para aproveitarmos o potencial imenso que a tecnologia apresenta. Para dar exemplos reais dessa mudança de mindset, durante o ano passado, contamos histórias inspiradoras aqui no blog de instituições de ensino que transformaram a sala de aula com ferramentas tecnológicas, como é o caso do Colégio Santo Anjo que utiliza o Skype na sala de aula para trazer uma experiencia enriquecedora para seus alunos. Uma outra prática interessante foi a da Escola Bosque que, por meio de soluções de Inteligência Artificial, falou de uma maneira mais próxima sobre o Bullying na idade escolar.

Esses são só alguns exemplos que demostram o poder da transformação digital quando alinhamos a tecnologia com a vontade e necessidade de se reinventar e fazer com que as pessoas atinjam todo o seu potencial. Nunca foi tão importante capacitar professores para criar ambientes dentro e fora da sala de aula que estimulem as paixões dos estudantes e que o desenvolva para o mercado de trabalho.  Separamos abaixo os principais benefícios em trazer inovação para o ambiente escolar:

1. Empregabilidade: um estudo conduzido pela Companhia Internacional de Dados (IDC), analisando cerca de 14,6 anúncios de vagas, mostrou que das três principais habilidades exigidas pelos empregadores, uma delas é conhecimento no pacote Office. Você sabia que a Microsoft disponibiliza o Office 365 gratuitamente para todas as instituições de ensino registradas no MEC? Ajude a escola do seu filho a obter a ferramenta pedindo para que a direção acesse o passo a passo nesse link. É simples e rápido!

2. Currículo abrangente: muitas vezes para ter conhecimentos mais técnicos ou desenvolver alguma habilidade, é necessário pagar um curso separado, o que acarreta gastar mais dinheiro. Quando a escola decide trazer a tecnologia para mais perto, ela pode trabalhar essas ferramentas de diversas maneiras com os alunos e ser uma provedora de educação com alta tecnologia. Com a escola garantindo o acesso a esses recursos e investindo no desenvolvimento do aluno, ele não precisará frequentar diferentes instituições e pagar a mais por isso.

3. Habilidades do século XXI:  Um estudo elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, analisou as mudanças que ocorrerão no mercado de trabalho entre 2015 e 2020 e mostrou que cerca de 65% das crianças, que estão no início da vida escolar, trabalharão em empregos que ainda não existem. Por enquanto, não temos como prever quais serão essas profissões do futuro, mas já sabemos que o mercado de trabalho exigirá profissionais que saibam trabalhar em equipe, tenham pensamento crítico, inteligência social, além de habilidade com softwares e programação. Essas aptidões serão essenciais para o futuro do trabalho e a escola tem o papel de preparar seu filho para esses desafios. Com ajuda da tecnologia, é possível trabalhar de maneira muito mais dinâmica e em uma linguagem que já é totalmente natural para essa geração.

4. Formar cidadãos globais: o mundo está passando por grandes transformações, nem sempre são positivas. O ser humano é o principal agente para que as mudanças realmente ocorram e aquela história de “cada um fazer a sua parte” é real e as crianças podem aprender desde pequenas a se envolverem com isso e se tornarem ativos, dentro e fora de suas comunidades. Como isso pode mudar? Dentro da própria escola! Um ótimo exemplo é o projeto lançado pela Microsoft no ano passado chamado Hacking STEM (STEM é uma sigla para quatro áreas de conhecimento, que significam, em português, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Essa é uma prática que está sendo utilizada pelas escolas para trabalhar atividades mão na massa, que auxilie os alunos a resolverem problemas do mundo real por meio da tecnologia e, além de tudo,  coloca o aluno como protagonista do seu aprendizado.

A tecnologia está exercendo um papel fundamental na vida escolar da criança e do adolescente, e nosso objetivo é trabalhar como um aliado das escolas para fornecer ferramentas e práticas que melhorem os resultados de aprendizado, além de fazer do Brasil um exemplo no setor de educação. Temos um caminho longo pela frente, mas com ajuda dos pais, alunos e professores a jornada ficará mais fácil e rica de novos aprendizados!

Últimos posts