Por que a tecnologia é uma aliada tão importante da educação?

21 de dezembro de 2018

Postado por Microsoft Educação em Sem categoria

Diversos recursos e ferramentas ajudaram a construir um capítulo importante na jornada de transformação digital das instituições de ensino

Nunca se falou tanto em tecnologia como em 2018. Em todas as indústrias ela se fez muito presente, seja com inovações de Inteligência Artificial ou na criação de novos dispositivos. Na área da educação temos grandes destaques, como um dos brasileiros que estão concorrendo ao Global Teacher Prize (Prêmio Nobel da Educação). A professora Débora Garofalo encontrou uma forma diferente de empoderar seus alunos utilizando a robótica em suas aulas.

Mas talvez a área da educação seja uma das mais difíceis de atingir, por meio da tecnologia. Segundo pesquisa da TIC Educação, apenas 22% das escolas urbanas brasileiras têm um ambiente ou uma plataforma virtual de aprendizagem. Por outro lado, o estudo da CETIC (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) mostra um cenário em que 93% das crianças e dos adolescentes brasileiros, entre 9 e 17 anos, têm acesso a um celular e 85% são usuários ativos da internet.

De alguma forma há uma resistência por parte de professores e de líderes em adotar esses recursos para transformar a sala de aula e assim auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades necessárias para o mercado de trabalho. Como já abordamos por aqui, a escola tem um grande papel em ajudar a desenvolver o aluno, e a tecnologia pode facilitar esse processo.

Não sabe por onde começar? Confira a seguir algumas plataformas que, além de agregar mais valor à sua escola, vão lhe ajudar com a transformação digital da sua instituição de ensino:

Windows 10 e dispositivos modernos: Além de permitir experiências de aprendizagem que envolvem todos no ambiente escolar, os dispositivos com Windows 10 oferecem aos alunos e professores diversas soluções para colaboração, produtividade e criatividade na execução de tarefas. Esses equipamentos também têm recursos, como prova de respingos, bateria duradoura e ferramentas para manter o aluno protegido no ambiente on-line. Veja aqui 5 motivos para utilizar o Windows 10 em sala de aula.

Office 365: Esse é um dos recursos mais fáceis e acessíveis de trabalhar em sala de aula. As ferramentas, como Office, PowerPoint e Sway, vêm transformando o jeito como os alunos desenvolvem suas tarefas e trabalham em colaboração. As aulas de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) trabalham por meio do Excel e de uma placa Arduino, atividades mão na massa e de baixo custo com o objetivo de trabalhar a resolução de problemas do mundo real com os alunos. O Office 365 se tornou uma ferramenta muito valiosa para as escolas, pois desenvolve habilidades que os alunos vão precisar no futuro. E você sabia que ele é gratuito para todas as instituições de ensino registradas no MEC (Ministério da Educação)? Acesse agora mesmo!

Minecraft: Education Edition: Instituições de ensino domundo todo estão utilizando jogos e aplicativos para expandir o ensino em sala de aula. O Minecraft: Education Edition virou uma grande sensação entre os alunos, sendo citado em um dos exames mais importantes para ingressar no ensino superior. Além de diversas disciplinas em que é possível trabalhar com a versão educacional do jogo, este ano tivemos o lançamento dos novos mundos de química e biologia. A Microsoft tem uma comunidade que reúne educadores de vários países, inclusive do Brasil, que estão transformando o jeito de aprender e ensinar com o uso do Minecraft:Education Edition. Conheça!

Skype na sala de aula: Em 2018, alunos e professores quebraram a barreira da sala de aula por meio do Skype. Professores de diversas instituições estão utilizando esse recurso para expandir os horizontes dos alunos e trazer diferentes pontos de vista para as atividades. Em novembro, a Microsoft promoveu o evento Skype-a-Thon. Milhares de salas de aula no mundo trocaram experiências sobre sua cultura e seus costumes durante 48 horas. Nesse tempo, 23 milhões de milhas virtuais foram percorridas em 102 países. No Brasil, os alunos do Colégio Poliedro, Showcase School da Microsoft, conversaram com o Vice-Presidente Mundial de Educação da Microsoft, Anthony Salcito. “Foi importante para os alunos perceberem o quanto as fronteiras foram encurtadas com a ajuda da tecnologia. Eles ficaram maravilhados e fizeram muitas perguntas. Foi uma iniciativa muito positiva e, a partir do próximo ano, mais professores vão incluir no planejamento escolar”, enfatiza Massayuki Yamamoto, consultor de Tecnologia e Inovação da instituição. Confira como levar o Skype para o ambiente escolar de diferentes formas.

Imagine Academy: Certificações e capacitações são importantes para que alunos e professores estejam mais preparados para as vagas de emprego do futuro e possam utilizar seus conhecimentos fora da escola. É importante que as instituições de ensino ofereçam um currículo de qualidade para que os alunos não precisem buscar certificações fora da escola. O programa Imagine Academy oferece cursos atualizados, como Office 365, Windows 10, Apps, Azure, Big Data, entre outros. Saiba como sua instituição de ensino pode adquirir a plataforma.

Na Microsoft, estamos comprometidos em capacitar todos os estudantes do planeta para atingirem seu pleno potencial. Parte desse compromisso inclui refletir sobre como nós e nossos parceiros podemos apoiar os alunos de hoje e ajudá-los a estarem preparados para o futuro. “A transformação digital deve ser uma jornada centrada nas pessoas com um forte foco em ajudar os estudantes a libertar o seu talento, celebrando o papel crítico e crescente que os educadores desempenham e preparando os líderes escolares para utilizarem a tecnologia”, afirma Anthony Salcito, VP Mundial de Educação da Microsoft.

Últimos posts