O benefício das redes sociais no dia a dia escolar

19 de setembro de 2018

Postado por Microsoft Educação em Notícias Educação, Tecnologia da Educação

Os recursos utilizados pelas comunidades online podem ser grandes aliados do processo de aprendizagem

O uso frequente de redes sociais se tornou parte do cotidiano de todos os brasileiros nos últimos anos. O que há dez anos era uma ferramenta utilizada mais por adolescentes, atualmente é algo totalmente orgânico na rotina das pessoas. Segundo pesquisa da empresa comScore, 90,8% dos internautas brasileiros acessam redes sociais e passam em média 4,9 horas mensais nessas plataformas.

Uma vez que as pessoas estão ativas nesses canais em grande parte do seu dia, por que não tirar vantagem e utilizá-las dentro da sala de aula? Além de criar um ambiente mais dinâmico e produtivo, você passa a conhecer melhor quais ferramentas estão sendo utilizadas pelos seus alunos fora do ambiente escolar. Seus estudantes irão perceber que não precisa desassociar uma coisa da outra e que a escola também pode ser um local em que ele pode acessar as redes sociais sem ser repreendido por isso.

Porém, antes de tudo, é importante que você estabeleça algumas regras para o uso dentro da sala de aula para que o aluno não se distraia com outros assuntos. Veja abaixo algumas dicas de como essas ferramentas podem te auxiliar na aprendizagem: 

1. Discussões e boas práticas: aproveitando temas da atualidade, você pode lançar uma pergunta ou algum tema para promover uma discussão e obter diferentes pontos de vista sobre um assunto. É uma prática que tem como objetivo a construção do pensamento crítico, uma das habilidades necessárias para as profissões do futuro.

2. Grupos de estudo: essa é uma ótima forma de promover a colaboração entre seus alunos. Ao pesquisar um tema geral para um trabalho ou uma prova, você pode pedir que cada grupo pesquise um aspecto diferente, pertencente a esse tema principal, e depois traga para a sala de aula suas conclusões. O interessante é você poder ser o mediador desse tópico e conferir se seus alunos estão indo na direção certa e também oferecer novos argumentos durante a pesquisa.

3. Conteúdo extra: algumas vezes durante a aula você não consegue mostrar todo o material que gostaria para compor sua disciplina. Por meio das redes sociais você pode disponibilizar materiais extras, como vídeos, notícias, e pesquisas com o intuito de que eles aprofundem mais sobre o tema trabalhado em classe.

 

Troca de experiências entre educadores

 

No Colégio Sesi, unidade Birigui, os professores da instituição estão utilizando o Yammer, rede social corporativa que faz parte do Office 365, como uma ferramenta para troca de conhecimento das atividades realizadas em sala de aula. Além de consultar sobre as práticas da sua própria unidade, todo o time da escola tem acesso ao que professores estão realizando em todas as unidades do colégio.

“Professores de todas as classes e disciplinas estão habilitados para postar as atividades. No Yammer temos alguns grupos para postagens especificas por área, mas nada impede que o professor suba o conteúdo para toda a rede sem restrição. É uma forma muito rica de troca de experiências, eu mesmo já tirei várias ideias de lá para utilizar no laboratório de informática”, explica o professor Bruno Torrezan.

tela do yammer mostrando a experiência compartilhado pelo professor do Sesi

Exemplo de atividade que os professores do Sesi postam no Yammer

 

Veja aqui um passo a passo de como aproveitar os recursos do Yammer na sua sala de aula!

Últimos posts