10 ferramentas de acessibilidade para te ajudar a quebrar as barreiras do ensino em sala de aula

20 de junho de 2018

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Ferramentas Tecnológicas

Se a educação precisa ser inclusiva e democrática, todo e qualquer aluno deve ter as ferramentas certas para participar da sala de aula moderna

 Comprometida em criar possibilidades para que cada estudante possa atingir mais, a Microsoft acredita que todos devem ter a mesma oportunidade de alcançar seu potencial em sala de aula, inclusive alunos com necessidades especiais. Segundo uma pesquisa de 2015 do (IBGE), 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. A pesquisa considerou quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual.

Pensando em todos esses alunos que não tem acesso às ferramentas adequadas para melhorar seu desempenho escolar, a Microsoft anunciou recentemente novas ferramentas para que você, professor, possa ajudar a capacitar todos em sua sala de aula. Conheça abaixo as principais ferramentas de aprendizado que vão te ajudar a criar uma sala de aula mais inclusiva:

Windows 10

1. Narrador: Para configurar seu computador e ter acesso as ferramentas de acessibilidade do Windows 10, vá até as configurações e clique em “Facilidade de Acesso”. Por lá, você irá encontrar recursos como o Narrador, um leitor de tela integrado que habilita pessoas com pouca ou nenhuma visão a navegar e usar seus computadores. Ao acionar a ferramenta, ela lê o texto exibido na tela do computador com um sintetizador de voz ou uma exibição em braile e também realiza a descrição inteligente de imagens.

2. Lupa: a Lupa amplia palavras e imagens, com configurações personalizadas, para que você possa usar em toda a tela ou em parte dela.

3. Alto Contraste: para auxiliar pessoas com deficiência visual, seja ela baixa, moderada ou profunda, ou de cores, esse recurso permite aumentar o contraste das cores do texto e das imagens na tela, facilitando sua identificação.

Office 365

As ferramentas de acessibilidade estão disponíveis no Word, OneNote, Outlook, Office Lens e Microsoft Edge.

4. Ler em Voz Alta permite que você ouça seu documento e veja cada palavra realçada simultaneamente em seu documento.

5. O comando Sílabas mostra as pausas entre as sílabas das palavras em seu conteúdo. Isso pode ajudar a melhorar o reconhecimento e a pronúncia das palavras. Essa função pode auxiliar alunos com dislexia e apresentam dificuldade de leitura.

6. O recurso Espaçamento do Texto aumenta o espaçamento entre as palavras, caracteres e linhas. Isso pode ajudar você a examinar o texto facilmente e auxiliar com a fluência da leitura.

7. Largura da Coluna pode ser usado para alterar a largura do comprimento da linha. Isso ajuda a reduzir os efeitos negativos do acúmulo visual e permite o aprimoramento do foco e a compreensão de palavras e caracteres em um documento com muito texto.

8. Cor da Página pode ser definida em: Sépia (página amarelo claro com sensação de impressa), Inverso (fundo preto com texto branco), o que facilita a digitalização e consumo do texto, ou pode ser deixada como Nenhuma.

9. Ao finalizar um texto no Word, você pode verificar a acessibilidade do seu documento. Essa ferramenta lhe dirá se existe algo que precisa ser modificado para tornar seu documento mais acessível.

10Skype Translator: Durante uma apresentação é possível exibir legendas automaticamente enquanto você fala, inclusive com tradução automática. Isso é importante para que alunos de outras nacionalidades, como refugiados de países em guerra, possam ter acesso completo ao ensino na sala de aula.

No vídeo abaixo, nossa consultora de aprendizado e MIE Trainer, Sabrina Quarentani, explica, de forma rápida e prática, como utilizar as ferramentas de acessibilidade em sala de aula:

A Microsoft está comprometida em utilizar a tecnologia como uma grande aliada na educação. Fique ligado no nosso blog para mais conteúdos de acessibilidade e entender como nossos produtos podem ajudar professores a contribuir para um cenário de aprendizado cada vez mais inclusivo.

 

Últimos posts