Guia completo de como fazer parte da comunidade global do Minecraft

20 de abril de 2018

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Ferramentas Tecnológicas, Sem categoria

Professores do mundo todo têm um espaço dedicado para trocar ideias e insights sobre a versão educacional do jogo

Alguns anos atrás, se nos dissessem que seria possível ensinar utilizando um jogo de vídeo game, provavelmente duvidaríamos. No entanto, isso já é realidade para muitas escolas no país. Desde sua introdução, educadores do mundo todo tem utilizado o Minecraft para ensinar todos os tipos de disciplinas, desde matemática e biologia, até artes e poesia. Além de ensinar matérias escolares de forma inovadora, a versão educacional do jogo trabalha habilidades que serão exigidas dos alunos no futuro, como colaboração, criatividade, programação e o pensamento crítico.

A Microsoft tem uma comunidade que reúne educadores de vários países, inclusive do Brasil, que estão transformando o jeito de aprender e ensinar com o uso do Minecraft. Separamos abaixo tudo o que você precisa saber sobre a versão educacional do jogo e participar da comunidade global de educadores que utilizam Minecraft na sala de aula. Vamos lá?

O que é a comunidade global de Minecraft? 

– Um espaço dedicado a educadores que estão utilizando o Minecraft: Education Edition para transformar sua sala de aula. Conheça: https://education.minecraft.net/

Como posso fazer parte?

 – Para fazer parte, você precisa quer ser professor e já trabalhar com o Minecraft: Education Edition no ambiente educacional. Assim como a Comunidade do Microsoft Innovative Educator, ela funciona por meio de um sistema de pontos, em que é possível subir de níveis para conquistar os badges educacionais do jogo. O professor Francisco Tupy, que completou seu doutorado no tema, foi o primeiro educador do Brasil a conseguir o certificado de Minecraft Global Mentor.

Como faço para conseguir os badges da comunidade?

Atualmente a ferramenta possui três badges de reconhecimento:

um close up de um sinalMinecraft Certified Educator

Para conquistar o bagde de Minecraft Certified Educator você precisará obter 1000 pontos. Para isso, você deve criar seu perfil na plataforma (utilizando uma conta Microsoft) e aplicar seu plano de aula com Minecraft: Education Edition. Para acumular pontos, você pode participar do fórum na comunidade e conversar com outros educadores sobre o que eles estão trabalhando em sala de aula. Esse é um espaço bacana também para tirar dúvidas sobre como utilizar o jogo nas disciplinas escolares ou até perguntas básicas sobre o funcionamento do jogo. Mantenha seu perfil atualizado!

 

um close up de um sinal

 

Minecraft Global Mentor

Para essa segunda etapa, a Microsoft abre inscrições uma vez por ano e você deve aplicar o seu principal trabalho sobre o tema. Ele passará por uma avaliação e você receberá um aviso se foi aprovado ou não. Esse grupo de pessoas serão qualificados para ajudar outras pessoas a levar o Minecraft: Education Edition para a sala de aula.

 

um close up de um sinal

 

Minecraft Certified Trainer

Esse badge é concedido a usuários que a Microsoft reconhece como um porta-voz respeitado e qualificado na comunidade.

 

 

Quais conteúdos tenho acesso quando me integro a comunidade?

A ferramenta possui muitos materiais que incentivam os professores para a transformar a educação na sala de aula, utilizando o Minecraft: Education Edition. Veja alguns exemplos:

– Por que utilizar o Minecraft em sala de aula?;

– Como professores estão utilizando o Minecraft em suas aulas;

– Treinamento de como melhorar sua experiência e dos alunos com o jogo;

– Download de algumas versões dos mundos para trabalhar mais disciplinas;

– Bate papo com educadores de vários países para compartilhar conhecimento;

– Conecte-se com a comunidade brasileira na plataforma. Basta selecionar o país e a língua, que a ferramenta te mostra uma lista com todos os perfis brasileiros.

Sabrina Quarentani, professora de artes e consultora de aprendizado da Microsoft destaca a importância de fazer parte da Comunidade. “Atualmente não temos muitos materiais sobre o tema, então a plataforma é um ótimo meio para conversar com professores do mundo todo e trocar conhecimento sobre o que ele está aplicando em sala de aula. Também é uma forma de trazer mais conhecimento para a sala de aula, além de poder acessar planos de aula e receber atualizações e lançamentos sobre o jogo”, explica.

Ficou interessado em saber mais sobre o uso do Minecraft: Education Edition em sala de aula? A Microsoft está disponibilizando formações gratuitas em nossas soluções educacionais e algumas delas são sobre o tema. Fique atento a agenda e se inscreva.

Para começar a se familiarizar sobre o assunto, o consultor Educacional, Leandro Holanda, participou de um webinar sobre como trabalhar as disciplinas de forma dinâmica e divertida no Minecraft: Education Edition. Assista:

 

Últimos posts

Tags

Posts Relacionados