3 habilidades necessárias para os desafios do século XXI

17 de abril de 2018

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Tecnologia da Educação

Ajude a desenvolver os seus alunos em sala de aula utilizando as ferramentas gratuitas da Microsoft 

Muito tem se falado sobre como será o profissional do futuro e como a evolução tecnológica vem transformando vários setores da indústria, inclusive o setor da educação. De acordo com um estudo realizado pela Dell Technologies, em parceria com o Institute for the Future (IFTF), 85% das profissões de 2030 ainda não existem. A partir deste dado, podemos afirmar que o modelo tradicional de ensino não será suficiente para os alunos que precisam desenvolver novas habilidades para se tornarem profissionais de sucesso e atenderem às novas demandas do mercado de trabalho. 

Preparar esses estudantes para o futuro e ajudar no desenvolvimento dessas novas habilidades é um dos objetivos da Microsoft. Um desses primeiros passos foi disponibilizar para toda e qualquer instituição de ensino, o acesso gratuito ao Office 365 Educação. Veja como ter acesso a essas ferramentas.  

Mas como efetivamente você pode ajudar seus alunos a se desenvolverem e estarem preparados para a vida profissional? Veja abaixo como as nossas soluções podem te ajudar a trabalhar em sala de aula, 3 habilidades necessárias para esses novos desafios: 

1. Trabalho em equipe e colaboração: os novos modelos de trabalho não se baseiam mais em atividades individuais. Hoje em dia, as empresas apostam em times multidisciplinares que possam trabalhar colaborativamente para alcançar um objetivo em comum.

Dica: O OneNote e o Planner são ótimas ferramentas para você estimular o trabalho em equipe. Experimente reunir seus alunos em grupos para que eles possam discutir determinados assuntos referentes a sua disciplina. Você pode propor um grupo de estudos e depois distribuir as tarefas no Planner, para que cada equipe trabalhe um tema. Os resultados podem ser compartilhados usando o OneNote, assim toda a sala terá visibilidade de todos os conteúdos pesquisados. Além de estimular a criatividade, você cria um ambiente mais dinâmico para o seu dia a dia na escola.  

2. Habilidade com softwares e programação: atualmente a maioria dos profissionais usam dispositivos eletrônicos para executar suas tarefas. Portanto, quanto mais familiaridade seus alunos tiverem com tecnologia, mais chances eles terão no mercado de trabalho.

Dica: A versão do Minecraft Educação oferece inúmeras possibilidades de aprendizado no ambiente escolar, isso porque, por meio de suas ferramentas, você consegue trabalhar praticamente todas as disciplinas em sala de aula, como biologia, artes e até mesmo química. Para estimular o raciocínio lógico, trabalhe medidas e formas geométricas para a aula de geometria. Na aula de artes, por exemplo, você pode abordar o que foi o Movimento Impressionista. Veja como a professora e consultora de aprendizado da Microsoft, Sabrina Quarentani trabalhou o assunto utilizando as ferramentas do Minecraft. 

3. Conhecimento em novas mídias: Hoje em dia, não adianta mais só navegar pela internet e usar as redes sociais. Seus alunos precisam estar atentos a todas novas ferramentas lançadas pelas empresas de tecnologia. Além do conhecimento adquirido, elas também ajudam a mudar a forma como as pessoas trabalham, o jeito de lidar com os colegas de equipe e a pensar globalmente, sendo possível oferecer soluções interessantes para problemas muito mais complexos.

Dica: Ao utilizar a versão gratuita do Office 365 Educação, seus alunos terão acesso a diversas ferramentas que contribuirão para o ensino personalizado e dinâmico. Será uma nova maneira de aprender e ensinar, deixando o ambiente escolar muito mais envolvente. Converse com a administração da escola, se a sua instituição de ensino for registrada no MEC, você terá acesso ao Office 365 Educação facilmente. Confira o passo a passo abaixo e comece agora mesmo:

 

Últimos posts