Como a sala de aula moderna está criando profissionais preparados para o futuro?

15 de março de 2018

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Tecnologia da Educação

Com mais acesso aos recursos tecnológicos, as escolas estão transformando o modo de aprender e ensinar 

Hoje comemoramos o Dia da Escola, lugar em que passamos grande parte da nossa vida aprendendo e devolvendo habilidades para o futuro. Porém, nos últimos anos, o modelo tradicional de ensino vem sendo discutido e vemos cada vez mais novas ferramentas incluídas no ambiente educacional. A tecnologia é uma delas! Enxergar novas formas de acrescentar esses recursos à educação é fundamental já que estamos lidando com uma geração de estudantes que está crescendo junto com a era da internet. 

Conversamos com alguns profissionais das escolas que fazem parte do programa de Escolas-modelo Microsoft (Showcase Schools, em inglês) para saber como essa transformação tecnológica vem acontecendo e se realmente ela faz a diferença no aprendizado e no engajamento dos alunos na sala de aula. Essas instituições são referência em como aproveitar a tecnologia para transformar a educação dos seus alunos, somado às metodologias de ensino inovadoras, que fogem do tradicionalismo no ambiente escolar.  

Silvia Scuracchio, Diretora Pedagógica da Escola Bosque: “O Office 365 para Educação da Microsoft oferece recursos que ampliam e transformam as experiências de aprendizagem com ferramentas imersivas de compartilhamento, avaliação e personalização. Elas propiciam a experimentação, resolução de problemas, simulações e visitas virtuais. Outro grande benefício é o uso eficiente dos dados pelos professores, que conseguem personalizar e melhorar de forma significativa os resultados da aprendizagem. Ferramentas como o Power BI e Intune for Education auxiliam de sobremaneira essas análises de dados”.  

Fábia Helena Chiorboli – Diretora de Currículo da Escola Lourenço Castanho:As novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) apresentam um complexo desafio para a escola. Por isso, investimos em propostas que construam aprendizagens compartilhadas, cujo foco é a possibilidade de troca de informações e cocriação de conteúdo, potencializando a aplicação de ferramentas digitais”. 

Sílvia Vampré, Coordenadora de Tecnologia Educacional do Colégio Bandeirantes: Ao integrar a tecnologia na sala de aula, ampliamos as oportunidades de trabalhar a criatividade, a colaboração, a comunicação e o pensamento crítico, habilidades essenciais ao estudante que vive em um mundo cada vez mais conectado e digital. A tecnologia também pode, de maneira mais eficiente, atender alunos com diferentes estilos de aprendizagem que se sentem mais estimulados e comprometidos”.  

Para você se inspirar, também trouxemos o caso da Danesfield School, no Reino Unido, que adotou uma nova visão educacional centrada em torno do uso efetivo da tecnologia. Além de comprar mais computadores para a escola, eles deram treinamento aos professores e acesso à Comunidade de Educadores da Microsoft para desenvolvimento profissional. Assista o vídeo (legendas em inglês):

A sua escola também pode ter acesso aos recursos gratuitos da Microsoft para educação. Verifique aqui se ela é elegível. Lembrando que a partir desse mês, a Microsoft está oferecendo oficinas gratuitas em soluções Microsoft para educação. Você, professor do ensino público ou privado, já pode se inscrever. Veja a agenda completa.

Últimos posts

Tags

Posts Relacionados