7 dicas para ensinar Excel para crianças sem complicação

30 de junho de 2016

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Tecnologia da Educação

O Excel não pode e não deve ser um bicho de sete cabeças. Quando as crianças têm contato com as planilhas desde cedo, a tendência é que elas cresçam familiarizadas com a importância de organizar e analisar dados. Além disso, este costume facilitará a aprendizagem das funções e das técnicas mais avançadas futuramente.

Ensinar Excel para crianças pode ser fácil, se você usar a abordagem adequada. A primeira dica é aproveitar a familiaridade das crianças com dispositivos eletrônicos. Como? Atualmente, é possível contar com o Office Online, que oferece as ferramentas com as quais os alunos já têm intimidade, como Word, PowerPoint, OneNote e Excel, que pode ser acessado em qualquer dispositivo e a qualquer momento, uma vez que os aplicativos estão na nuvem. É possível usar os tablets e celulares, durante a aula, para passar exercícios de fixação.

Confira algumas dicas para ajudar seus alunos a interagir com as planilhas:

1 – Oriente a criação de listas suas preferências, como livros, filmes, comidas e lugares. É possível criar categorias, com alguns itens em cada uma. Exemplo: lista de lanches feitos na escola e em casa; filmes que mais gosta e os que menos gosta.

2 – Explique cada detalhe, como a diferença entre linhas, colunas e o que são as células. Com essas informações básicas bem explicadas, fica mais fácil a compreensão do Excel pelas crianças.

3 – Ensine para as crianças como funciona o preenchimento do cabeçalho, para cada categoria criada por elas, assim, eles conhecerão mais sobre formatação e itens como negrito, itálico e sublinhado. Como crianças gostam de texto e imagens, ajude-as a tornar a planilha mais lúdica enquanto ela trabalha.

4 – Ajude-as a digitar as listas, e elas aprenderão com atenção, uma vez que os dados preenchidos têm significado pessoal com elas.

5 – Já comece a inserir os próximos passos, como ordenar, filtrar e formatar células. Uma boa sugestão é ordenar em ordem crescente e decrescente.

6 – Incentive-as a preencher números que irão ajudar a criar gráficos, uma vez que o desenho e formatação de gráficos são atividades interessantes para as crianças e as ajudarão a aprender melhor.

7- Se você trabalha com alunos que já passaram pela fase básica do aprendizado com Excel e quer dar o próximo passo, confira no blog do Office 365 algumas opções de templates prontos para Excel.

Últimos posts

Tags

Posts Relacionados