Microsoft Outlook: seu melhor amigo na gestão de tarefas educacionais

23 de janeiro de 2015

Postado por Microsoft Educação em Tecnologia da Educação

Nós sempre abordamos aqui a importância de o educador adotar práticas inovadoras em prol do rendimento dos alunos dentro da sala de aula. Muitas vezes, além de inserir novas abordagens, é importante que os educadores também tenham o hábito de procurar novas maneiras de trabalho para fomentar a inovação.

Muitos educadores optam pelo meio tradicional de ensino – que não é errado, mas pode ficar cada vez melhor com a ajuda da tecnologia. E isso vale tanto para o educador quanto e para o estudante. Portanto, a dica de hoje é organizar o seu calendário de aulas com a ajuda do Microsoft Outlook.

Enviar e receber mensagens são as funções mais conhecidas e utilizadas do Outlook, um dos softwares do pacote Office, da Microsoft, que é de longe o sistema de e-mail mais utilizado do mercado. Mas poucos sabem que, com a ajuda desse aplicativo, é possível armazenar contatos, estimular o trabalho em equipe, classificar e-mails e até fazer ligações telefônicas.

Antes de mais nada, é importante manter os contatos organizados. Os contatos organizados também facilitam o compartilhamento de contatos com colegas de trabalho e o uso de informações de contatos em outros programas, ou seja, fica mais fácil enviar mensagens de e-mail para grupos de pessoas ou agendar reuniões com grupos.

O Calendário do Outlook integra-se completamente com o e-mail, os contatos e outras funcionalidades. Esta integração torna o componente de Calendário umas das funcionalidades mais populares do Outlook.

Para organizar suas aulas, classificando-as por matérias, aulas e colégios – caso dê aula em mais de um –, a dica é explorar ao máximo a agenda e a lista de tarefas com lembretes do seu Outlook. É possível ainda que o educador consiga classificar a lista de tarefas por prioridade em três níveis: baixa, normal e alta.

Ainda é possível inserir um alarme – que pode ser adequado ao gosto do educador – sons que chamem a atenção ou mesmo um discreto aviso na tela, que o lembrará de tarefas importantes que não podem ser deixadas de lado.

Com o Outlook você também pode bloquear um tempo para  você – entre uma reunião de pais e mestres ou mesmo o tempo em que está em sala de aula. Para bloquear o horário no seu calendário a partir de uma certa hora, arraste um e-mail para a seção “Calendário”, na parte inferior esquerda do Outlook. Um aviso de reunião irá abrir. Coloque data e hora para bloqueio. Uma cópia do e-mail será incluída com o aviso. Delete o e-mail, tire-o da caixa de entrada ou coloque-o numa pasta de uso pessoal.

Quer saber mais sobre como o Outlook pode te ajudar tanto na sua agenda de trabalho quanto em outros âmbitos dentro do universo educacional? Assista ao vídeo e comprove:

 

 

Últimos posts

Tags

Posts Relacionados