Retrospectiva 2018: Uma jornada de transformação profissional apoiada pela Microsoft Educação

19 de dezembro de 2018

Postado por Microsoft Educação em Notícias Educação, Tecnologia da Educação


  • Por Julci Rocha, diretora da Redesenho Educacional e MIE Fellow

Sou Julci Rocha, Diretora da Redesenho Educacional, uma assessoria para formação de profissionais da educação com foco em Metodologias ativas, Tecnologias Digitais e Inovação de uma forma ampla. Atuo na área de Educação há mais de dez anos, sempre envolvida em projetos de inovação e formação docente. De 2015 e 2017, exerci a função de Consultora de Aprendizagem na Microsoft, onde tive a oportunidade de me aprofundar no incrível ecossistema de tecnologia que a instituição oferecia para as instituições de ensino. Nesse período, desenvolvi formação para mais de 3.800 professores, no Brasil todo, em instituições públicas e privadas.

um grupo de pessoas posando para a câmera

Algumas das minhas atuações como Consultora de Aprendizagem na Microsoft

Nesse período, também me juntei à rede de professores inovadores da Microsoft (Microsoft Innovative Educator) e me encantei com o potencial humano deste grupo. No Final de 2017 decidi abrir minha assessoria com base em toda a experiência que adquiri ao longo desses anos e fui prontamente apoiada pela Microsoft. Em 2018, a primeira conquista: nasce a Redesenho Educacional, uma parceira oficial da Microsoft na formação de professores. Os profissionais que atuam na Redesenho Educacional são os professores inovadores (MIE Expert) que mais se destacam e que desejam trabalhar com formação docente. Fique atento as redes sociais da Microsoft Educação, pois as inscrições para se tornar um MIE Expert começam em breve.

Em abril, fui convidada a representar o Brasil no Education Exchange, congresso mundial da Microsoft que reúne educadores do mundo todo, que aconteceu em Singapura. Fabiano Paludetti, também formador da Redesenho Educacional, foi um dos demais representantes do Brasil. Nesse evento, além de compartilhar as minhas experiências como formadora de professores, fui entrevistada por Anthony Salcito, Vice-Presidente Mundial de educação da Microsoft. Também tive a oportunidade de me submeter a uma avaliação e me tornar Microsoft Certified Educator, uma certificação exclusiva para professores. Saiba mais sobre como obter a certificação e transformar a sala de aula!

um grupo de pessoas que estão em um palco

Em Cingapura, durante nossa participação na E2 esse ano

Veja como foi um pouco da nossa experiência por lá!

Em maio, na Bett Brasil Educar, fui reconhecida como MIE Fellow pelo meu destaque no cenário educacional e no engajamento nos programas educacionais da Microsoft. O Fellow tem a responsabilidade de ser referência para os demais professores inovadores no sentido de compartilhar aprendizados e engajar a comunidade. O professor Francisco Tupy, também recebeu o badge e atualmente nós dois representamos a Microsoft Brasil dentro da Comunidade.


Comemorando a nomeação na Bett Educar 2018

Diversas tendências educacionais foram apresentadas durante o evento, como o lançamento do projeto Hacking STEM. O programa possui planos de aulas gratuitos com a proposta de oferecer um passo a passo completo para o professor que deseja implementar STEM na sala de aula. As experiências colocam o aluno como protagonista do seu aprendizado ao trabalhar atividades mão na massa.

Transformando a sala de aula por meio da tecnologia

No segundo semestre, o nosso trabalho de assessoria nas escolas se fortaleceu e apoiamos mais de 300 professores a integrar os recursos da Microsoft em sala de aula, subsidiados pelas metodologias ativas e a aprendizagem criativa. Foram mais de 100 horas de formação presencial.

um grupo de pessoas posando para a câmera

Algumas das formações da Redesenho realizadas em um dos parceiros, como a Escola Caminho Aberto (SP). Na foto, Danielle Lima e Renato Zandrini, MIE Experts e consultores da startup

Esse ano tivemos mais escolas utilizando o Office 365 e professores engajados em transformar o modo de ensinar e aprender. Você também pode! A Microsoft disponibiliza o Office 365 gratuito para todas as instituições de ensino registradas no MEC.

Em outubro desse ano, a Redesenho Educacional se tornou oficialmente responsável pela gestão da rede de professores inovadores, passando a oferecer formações exclusivas, sempre valorizando a troca de experiências e o aprendizado mútuo. Os canais de comunicação foram aprimorados, um estudo detalhado do perfil da rede foi realizado e, no próximo ano, outras ações de treinamento ainda mais robustas serão oferecidas. Além das formações, novos espaços de diálogo e troca serão fomentados.

Troca de experiências e aprendizados durante os eventos

A 25ª Bienal do Livro de São Paulo foi um dos eventos mais legais e importantes desse ano. A Microsoft levou diversas experiências, como a sala de aula de 2030, baseada em uma pesquisa entre a Microsoft e a McKinsey & Company, que apresentava como seria o modelo de ensino daqui alguns anos. A sala se baseava em um sistema de rotações que envolviam Minecraft: Education Edition e Realidade Virtual.

Com objetivo de desmitificar a Inteligência Artificial no dia a dia das pessoas, a Microsoft também criou um espaço para as pessoas encontrarem a professora Ada, utilizando recursos de IA. No espaço de workshops, tive o prazer de participar desenvolvendo formações aos professores que estavam interessados em conhecer os recursos Microsoft para Educação.

uma pessoa em frente a uma televisão

Fabiano Paludetti, MIE Expert e consultor da Redesenho Educacional, na Bienal do Livro

Para fechar o ano com chave de ouro, fomos convidados a participar do Microsoft Learning Summit, no MASP (SP), evento que reuniu profissionais da educação para discutir a importância da transformação digital nas instituições de ensino. Além de poder compartilhar com os participantes todo o trabalho que estamos realizando, também tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho de alguns dos palestrantes como Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer e Emilio Munaro, diretor de inovação do Instituto Ayrton Senna.


Minha palestra sobre ferramentas tecnológicas para educação no MS Learning Summit

O ano de 2018 foi, sem dúvida, um dos mais importantes da minha carreira. Agradeço à Microsoft por me apoiar enquanto educadora que sonha em impactar positivamente a educação brasileira, como mulher empreendedora e por apoiar toda uma rede de educadores brasileiros que sonham junto comigo. Professor, em 2019, venha fazer parte da nossa rede. Estamos esperando por você 😊

Últimos posts