Pular para o conteúdo

Seja mais produtivo e ganhe agilidade em sala de aula

12 de novembro de 2018

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Ferramentas Tecnológicas


O Microsoft Forms é uma ferramenta fácil de trabalhar e acessível para todos os alunos e professores

Um dos pilares que guiam a Microsoft no segmento de educação é a otimização do tempo em sala de aula. Sabendo que a maioria dos professores, muitas vezes, trabalham em mais de uma escola e, consequentemente, tem que lidar com diversos documentos, preparo das aulas e reuniões escolares, as tarefas do dia a dia podem ficar corridas e comprometer a qualidade de vida dos educadores.

Uma das ferramentas que está disponível gratuitamente no Office 365, e que pode ser uma grande aliada na otimização das atividades diárias em sala de aula, é o Microsoft Forms. Esse recurso permite a criação de diversos tipos de questionários online e coleta respostas em tempo real, além de fornecer gráficos para visualizar seus dados automaticamente. Você ainda pode exportar para o Excel, onde pode fazer uma análise mais detalhada e personalizada dos dados coletados.

Questionários especializados para o Enem

A Ensinar Tecnologia, empresa que atua há mais de 10 anos no mercado educacional, fez uma parceria com o QG do Enem e adaptou simulados no Forms. As atividades incluíam a opção de anexar feedbacks para questões que o aluno errou ou acertou. “Os estudantes recebiam o questionário e após resolverem no celular, tablet ou computador, o formulário mostrava uma correção automática com o gabarito da resposta e apresentava uma vídeo-aula com o assunto específico para ele se aprofundar no assunto”, explica o CEO da empresa, Claudio Castro.

um screenshot de um telefone celular

Simulado criado pela Ensinar Tecnologia em parceria com o canal de YouTube, QG do Enem

 

O Microsoft Forms é simples de usar, funciona em qualquer navegador da Web e possui uma série de formatos com perguntas e temas para que você não tenha muito trabalho para obter uma boa pesquisa. Além de utilizar a ferramenta de maneira individual, ela também está agregada com outros recursos do Office 365, como PowerPoint, Sway e Teams. Confira abaixo as principais maneiras de utilizar o recurso:

 – Pesquisa de satisfação: essa é uma ótima maneira de saber a opinião das pessoas depois de um determinado evento ou até mesmo sobre a visão de pais e alunos sobre a instituição de ensino. Veja como o Colégio Marista Champagnat está utilizando o Microsoft Forms para otimizar seus processos.

– Provas e simulados: crie de maneira rápida e fácil testes para avaliar o conhecimento do aluno.  O Microsoft Forms permite atribuir pontos para classificação automática e dar explicações para fornecer mais instruções. Você ainda contribui para a meio ambiente ao economizar o papel das provas.

 – Votação: descubra o que a turma acha de um tema específico para aula, utilize para a eleição do grêmio escolar ou até mesmo para definir a ordem de apresentação de trabalhos. O Forms se adapta a todas as telas para que seja fácil para qualquer pessoa preencher sua votação e também facilitar a coleta de respostas em tempo real.

 – Pesquisas acadêmicas: para a maioria dos trabalhos acadêmicos é necessário realizar uma pesquisa sobre o tema central do objeto de estudo. Utilize o Forms e compartilhe o link facilmente para seu público.

 – Inscrições para eventos: confirme antecipadamente quantas pessoas vão participar do evento e controle o acesso ao local. (Obs: verifique as questões de segurança de dados com a sua instituição de ensino).

 

Quer aprender como aproveitar o melhor da ferramenta em sala de aula? Na nossa Comunidade de Educadores está disponível, gratuitamente o curso de avaliações online utilizando o Forms, conheça!

 

Últimos posts