Pular para o conteúdo

Como você pode contribuir com a transformação digital na sua instituição de ensino

05 de novembro de 2018

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Ferramentas Tecnológicas


Diretores, coordenadores, professores, profissionais de TI, pais e estudantes têm um papel fundamental na jornada da transformação digital da escola

Nas últimas décadas a tecnologia foi introduzida na sala de aula com a grande intenção de revolucionar o modo como as pessoas aprendem e ensinam, e assim, preparar adequadamente toda uma geração de alunos que entrarão em um mercado de trabalho dominado por vagas que exigem o conhecimento em determinadas ferramentas tecnológicas e habilidades socioemocionais.

Sabemos que os desafios ainda são muitos para grande parte das instituições escolares no Brasil e, por isso, acreditamos que esta transformação deve acontecer gradualmente para que, de fato, estudantes, professores e colaboradores possam entender a tecnologia e aproveitar o melhor que ela tem a oferecer. No Colégio Poliedro, escola-modelo da Microsoft, essa transformação pode ser observada em um projeto com várias etapas. “Foi uma caminhada gradual, pois para modificar paradigmas na educação foi preciso uma estratégia de longo prazo, visando capacitar, em primeiro lugar, o professor, além de atualizar metodologias por meio do uso de ferramentas tecnológicas e estabelecer uma cultura constante do uso da mesma”, explica Massayuki Yamamoto, Consultor de Tecnologia e Inovação da instituição.

Alunos do Colégio Poliedro utilizando o OneNote durante suas aulas

Alunos do Colégio Poliedro utilizando o OneNote durantes suas aulas

 

Sabemos que a tecnologia por si só não terá um real impacto se as pessoas não forem o fio condutor dessa mudança. O interesse da Microsoft é cada vez mais oferecer recursos para desmitificar o uso da tecnologia e fazer com que todos tenham as mesmas oportunidades. “Tenho certeza absoluta de que o sucesso da nossa transformação só ocorreu porque investimos e acreditamos nisto. A adesão de professores e alunos só é possível quando a tecnologia faz sentido para os envolvidos”, enfatiza Massayuki.

Todos que estão em torno dos estudantes, como professores, diretores, pais e profissionais da tecnologia podem se engajar e começar a fazer algumas mudanças para começar a jornada da transformação digital do ensino. A Microsoft, em parceria com a escola australiana CEWA, desenvolveu algumas ideias para engajar toda a comunidade nessa mudança. Veja abaixo:

Clique abaixo para fazer o dowload.

 

infográfico

Últimos posts