Pular para o conteúdo

3 maneiras de utilizar o Skype na aprendizagem e quebrar as barreiras da sala de aula

11 de setembro de 2018

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Ferramentas Tecnológicas


Explore diferentes experiências com seus alunos transportando-os para um universo de conhecimento

As tecnologias mistas e de imersão vêm se provando como importantes meios para empoderar alunos e professores a trabalharem melhor a colaboração no ambiente escolar. Uma recente pesquisa realizada pela Microsoft, em parceria com a empresa de consultoria McKinsey & Company, mostrou que, com a tecnologia como forte aliada, as próximas gerações irão trabalhar em grupo, com experiências interativas, e visualmente ricas, que aperfeiçoem as competências socioemocionais e aprofundem a compreensão do conhecimento.

Poder proporcionar esses recursos para alunos e ajudá-los a ver o mundo de outro ponto de vista é crucial para o desenvolvimento da empatia e da inteligência emocional. Imagine mostrar para o aluno conceitos sobre a cultura de outros países ou até mesmo ter a oportunidade de conversar com especialistas sobre um determinado assunto que cairá em uma prova? Certamente esse é um dos motivos de estarmos sempre falando sobre a necessidade da transformação digital no ensino.

A nossa Comunidade de Educadores é uma plataforma que visa incentivar, cada vez mais, o uso da tecnologia na sala de aula e ajudar os alunos e professores a atingir todo seu potencial. Um dos grandes recursos dessa plataforma, que vem sendo muito utilizado para quebrar essas barreiras no ensino, é o Skype na sala de aula. Ele permite que você conecte seus estudantes com salas de aula do mundo todo, com o objetivo trazer experiências imersivas ao aluno e expandir seus conhecimentos.

 

Existem 4 formas de trabalhar com a ferramenta:

 

Aulas por skype

 

Aulas por Skype: seus alunos podem aprender mais sobre um tópico ou assunto específico ou até mesmo complementar o conteúdo que está sendo desenvolvido em sala de aula.

 

Mystery Skype

 

Skype Mistério: ao fazer um Skype Mistério com alguma outra sala de aula do mundo, ou com alguma logo ao seu lado, seus estudantes tem a missão de descobrir por meio de pistas de qual local eles estão falando.

 

excursões virtuais

 

Excursões virtuais: leve os seus alunos para uma aventura sem sair da sala de aula. Visite museus, galerias e até uma exposição com a ajuda do Skype.

 

virtual filed

 

Palestrantes convidados: convide especialistas para conversar com seus alunos sobre um assunto específico em seu campo de conhecimento. Por exemplo, um escritor de livros pode explicar sobre o seu processo de escrita ao lançar uma nova publicação.

 

Convidamos nossos MIE Experts para falarem sobre suas ricas experiências com o uso do Skype na sala de aula. Confira:

 

Viagem ao Museu do Cairo

Os alunos do 4º ano da professora Samantha Oliveira estavam lendo um livro sobre o Egito, Roma e Grécia para uma apresentação na escola e ela teve a ideia de aprofundar o assunto fazendo uma excursão virtual para o Museu do Cairo, com a ajuda da Profa Iman Ellessy, mestre em Antropologia Cultural e guia da cidade, “Fiquei muito feliz com o resultado da experiência. Consegui o contato da professora que falava português e possibilitou que os alunos entendessem mais sobre a história do país e suas riquezas culturais. Os alunos vieram todos com feedbacks positivos sobre a aula”, explica Samantha.

 

Conexão Curitiba X Estados Unidos

Professor de Física do Colégio Santo Anjo, André Lima, foi contemplado com uma bolsa de estudos para um curso no Estados Unidos. O problema? Era no meio do ano letivo e ele teria que se ausentar da escola por três semanas. A solução encontrada: utilizar o Skype para continuar com as suas aulas normalmente.

“Conversei com a coordenação da escola e fomos atrás do equipamento, pois tínhamos em mente que os alunos teriam que me ver e ouvir perfeitamente. Fizemos alguns testes antes da viagem, mas só quando chegasse lá é que conseguiria entender realmente se daria certo”, enfatiza André. O resultado foi extremamente positivo e o professor ainda compartilhou a câmera com um educador americano que proporcionou aos alunos uma parte da aula de física sobre circuitos elétricos, totalmente em inglês.

um professor sentado em uma mesa usando um computador

 Sala de aula improvisada pelo Profº André Lima do Colégio Santo Anjo

 

O papel do feminino e os direitos das mulheres no Vietnã

 

Durante sua aula para a Oficina de aprendizagem, que tinha como objetivo analisar e compreender o imaginário medieval sobre a mulher desviante e refletir a sua influência na sociedade e na cultura contemporânea, o professor Leonardo Bordignon, do Colégio Sesi Internacional de Cascavel, realizou um Skype Mistério com seus alunos. Por meio de perguntas sobre o papel do feminino e direito das mulheres, eles tinham a missão de descobrir de onde era a professora, “Houve um retorno muito positivo dos alunos em relação à atividade. Eles se mostraram impressionados pelas diferenças culturais e perceberam que o Vietnã é muito mais do que os estereótipos que eles tinham em mente”, finaliza Leonardo.

Alunos do Colégio Sesi Internacional de Cascavel aprendendo sobre a cultura do Vietnã com a professora de inglês Ngoc Dieu Nguyen. Ela atua na Posts and Telecommunications Institute of Technology (PTIT), na cidade de Hanói, capital do Vietnã.

Para começar a utilizar a ferramenta, primeiramente você deve ter um perfil na nossa Comunidade de Educadores. Nosso Consultor de Aprendizagem, Marco Rosselini, preparou um Sway com um passo a passo e as principais dúvidas sobre o uso do Skype em sala de aula para você começar a utilizar agora mesmo o recurso.

 

Boa imersão, professores!

 

 

Últimos posts