Saiba tudo sobre o que aconteceu na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

20 de agosto de 2018

Postado por Microsoft Educação em Notícias Educação, Tecnologia da Educação


Em 10 dias de evento, a Microsoft levou muito conteúdo e aprendizagem para a terceira maior feira literária do mundo

Foram 130 horas de programação para um público de mais de 650 mil pessoas durante 10 dias de evento! Em sua primeira participação como patrocinadora máster da 25ª Bienal Internacional do Livro de SP, apresentamos uma agenda intensa para mostrar como a transformação digital é necessária para a educação no país.

uma exposição em um quarto

Concentrados em cinco principais espaços, o público da feira se engajou com nossas propostas de conteúdo, como o uso da Inteligência Artificial, insights de aprendizagem na sala de aula do futuro e atividades mão na massa com o STEM. Veja abaixo tudo o que aconteceu durante a feira:

A Inteligência Artificial é para todos: o que você pode fazer com ela?

Com objetivo de desmitificar a Inteligência Artificial no dia a dia das pessoas, propomos um desafio: A professora Ada, maior autoridade em IA no país, desapareceu e os participantes tinham apenas 10 minutos para encontrá-la. Por meio de algumas pistas, o chatbot Fred guiava os visitantes e mostrava como a Inteligência Artificial está mais presente na nossa vida do que imaginamos. A galera se divertiu com a experiência e se surpreendeu ao saber que já utiliza muito dos recursos desse sistema inteligente.

uma pessoa sentada em frente a um quadro-negro

Também trouxemos uma ferramenta de leitura diferente em nosso estande. O ALi, assistente literário baseado em Inteligência Artificial, interagia e respondia perguntas dos visitantes sobre o livro “Vamos Pensar + um Pouco”, obra recém-lançada do educador Mario Sergio Cortella e o cartunista Mauricio de Sousa.

Veja os visitantes interagindo com o serviço de reconhecimento facial que, por meio de Inteligência Artificial, identificava o gênero, a idade e seu humor no momento.

um grupo de pessoas em frente a uma televisão

STEM: uma experiência direto do Fundo do Mar

Com a missão de democratizar a metodologia de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no Brasil, durante a Bienal do Livro, fizemos o lançamento oficial dos quatro novos planos de aula gratuitos, dessa vez com foco no fundo do mar. Com experiências mão na massa e de baixo custo, as atividades têm o objetivo de despertar nos estudantes a importância da preservação e do cuidado com os nossos oceanos.

As lições, desenvolvidas em parceira com a BBC Learning, foram baseadas em quatro questões: como se formam as correntes marítimas, como os tubarões nadam, qual a profundidade dos oceanos e como criar um recife de coral. “Além de prepará-los para as habilidades do futuro, as atividades de STEM engajam os alunos com as soluções dos problemas do mundo real, explica Karon Weber, Diretora de parcerias acadêmicas da Microsoft.

uma captura de tela de uma loja

Karon, que esteve no Brasil durante a Bett Educar para o lançamento do projeto Hacking STEM, voltou ao país para fazer todo mundo botar a mão na massa com os exercícios e foi uma das principais palestrantes da Arena Cultural. Saiba tudo sobre o projeto e como aplicar a metodologia em sala de aula.

Como será o ensino no futuro?

Os alunos que estão hoje em fase pré-escolar estarão muito melhor preparados para o futuro se eles tiverem uma base social e emocional sólida, que seja desenvolvida em um ambiente de aprendizado personalizado. Esse é um dos insights extraídos de uma pesquisa realizada pela Microsoft, em parceria com a empresa de consultoria McKinsey & Company. Baseado nessas informações, trouxemos para a feira um espaço inédito para as pessoas conferirem na prática como será o ensino nos próximos anos.

A Sala de Aula de 2030 foi dividida em algumas estações para que os visitantes estivessem imersos nessa nova dinâmica do ambiente escolar. Habilidades como colaboração, criatividade e pensamento crítico serão essenciais para as novas profissões que ainda nem foram inventadas, por isso é de extrema importância que o aluno comece a aprender desde já como desenvolver essas competências.

um grupo de pessoas em frente a uma loja

Toda a experiência da sala foi construída para ensinar as pessoas sobre as estruturas do coração. Com a tecnologia sendo uma forte aliada para essa mudança, nossos consultores de aprendizagem explicaram como o uso de alguns desses recursos tecnológicos podem ser uma maneira de criar experiências imersivas na sala de aula e ajudar os professores a tornar o ensino mais personalizados e aos diretores de escola a adquirir dispositivos acessíveis e metodologias que vão fazer seus estudantes saírem na frente.

um grupo de pessoas sentadas numa mesa

Workshops: Education Experience

Para que a mudança no mindset aconteça é preciso que as pessoas saibam como extrair o melhor dessas ferramentas no dia a dia. Por isso, um dos nossos espaços foi dedicado a workshops rápidos para mostrar na prática como utilizar a tecnologia a seu favor para transformar a sala de aula. Os temas foram desde como utilizar recursos simples para tornar o ambiente escolar mais inclusivo, até a preparar aulas inovadoras utilizando 3D, Realidade Virtual e o Minecraft: Education Edition.

Dedicamos um cantinho especial para a nossa Comunidade de Educadores, em que profissionais da educação podiam se cadastrar na plataforma e aprender um pouco sobre tudo o que ela pode oferecer para enriquecer o currículo e, consequentemente, ter uma sala de aula mais dinâmica e divertida.

um homem parado na frente de um sinal

Compartilhando conhecimento no Espaço do Saber

Foram mais de 80 palestras nos dez dias de evento com uma programação voltada para educadores, com foco no impacto da inovação na aprendizagem, relacionando com questões importantes sobre a conexão entre literatura, tecnologia e educação.  Entre as apresentações, estão as nossas escolas-modelo que mostraram ao público novas práticas para a transformação digital em suas instituições de ensino, desenvolvimento da formação leitora e ainda aspectos sobre educação ambiental e sustentabilidade.

O cartunista Mauricio de Sousa foi um dos destaques do nosso Espaço Saber ao ser premiado pelo Guiness Book, o livro dos recordes, com o maior gibi do mundo.

um grupo de pessoas numa sala

Soluções inovadoras do mercado educacional

Junto com a Microsoft, a Samsung, Positivo, Big Brain, Apek, IT Core, Westcon-Comstor e Smartlab apresentaram ferramentas e soluções que estão apoiando as instituições a reduzir custos e a obter os melhores resultados na aprendizagem de todos os seus estudantes.

um grupo de pessoas em frente a uma loja

“Nossa missão é capacitar alunos e professores de hoje a construir o mundo de amanhã. Nada como um evento desse porte para levarmos nossa mensagem”, finaliza Daniel Maia, Gerente de Programas Acadêmicos da Microsoft.

Durante a Bienal do Livro SP mostramos o compromisso que possuímos com a transformação digital no ensino e toda a nossa grande gama de ferramentas e soluções que podem ser utilizadas hoje para construir um futuro melhor amanhã. Obrigado por acompanhar a nossa cobertura e fique atento no blog de educação para saber mais sobre as nossas iniciativas!

Últimos posts