Pular para o conteúdo

Mês do professor | A importância de se manter atualizado no mercado de trabalho

04 de outubro de 2018

Postado por Microsoft Educação em Notícias Educação, Tecnologia da Educação


Garantir que os professores tenham acesso às ferramentas tecnológicas é essencial para a transformação digital na educação

A transformação digital é uma força indiscutível que vem revolucionando indústrias, reinventando produtos, redefinindo serviços e remodelando a maneira como trabalhamos. O impacto é tão intenso que no ano passado, Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, chamou esse fenômeno de quarta revolução industrial. E na educação não poderia ser diferente. Será que nossos alunos estão sendo preparados para esse novo futuro? E os professores? Estão recebendo capacitação adequada para inovar em sua sala de aula?

Como uma empresa que deseja empoderar os professores para que eles possam atingir seu potencial pleno, a Microsoft atualmente disponibiliza uma série de recursos gratuitos para que todos os educadores possam expandir seus conhecimentos e terem mais reconhecimento no mercado de trabalho.

Acreditamos que quando os professores recebem treinamento e apoio de sua instituição, os resultados melhoram de forma generalizada. Os alunos trabalham com mais eficiência e em colaboração. As escolas melhoram sua classificação. E os professores também ganham mais tempo em sala de aula para preparar atividades e desenvolver um ensino mais personalizado.

Formação gratuita em ferramentas tecnológicas

Sabrina Quarentani, Consultora de Aprendizagem da Microsoft, é responsável pelas formações gratuitas que a Microsoft realiza todas as quintas-feiras no MTC (Microsoft Technology Center), em São Paulo, e acredita que é essencial que o professor busque novos conhecimentos e atualizações constantemente para um desenvolvimento profissional. “Ao transformar o ambiente educacional com a tecnologia, o professor consegue trazer mais dinamismo, interatividade, rapidez em seus processos (economizando tempo), personalização e protagonismo ao aluno, tornando-o mais ativo no processo de aprendizagem”, enfatiza Sabrina.

Mesmo que a sua escola não tenha as soluções educacionais da Microsoft, nós convidamos você a participar e conhecer melhor as nossas ferramentas gratuitas. Se gostar da formação, você pode procurar a consultora ao final da sessão para que ela possa te ajudar a iniciar a transformação tecnológica na sua escola! Confira a agenda deste mês!

Capacitação ao alcance de todos

Conhecer os recursos tecnológicos é uma etapa importante para que o educador passe a utilizá-los em sala de aula. De nada adianta ter acesso à ferramenta, mas não saber como tirar proveito e motivar seus alunos. Por isso as capacitações são tão essenciais para o ambiente escolar, tendo a tecnologia como um caminho para essas transformações. O professor sempre será o guia e a tecnologia uma aliada.

Andrea Barreto, que faz parte da Gerência de Inovação Tecnológicas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, é responsável pela formação de professores de toda a rede municipal da cidade e vem realizando um trabalho de capacitação com os educadores da região. Só esse ano, ela já capacitou mais de 400 profissionais, “Na secretária nós temos um cardápio de formação e colocamos todos os tipos de que oferecemos. Tudo é bem customizado, as equipes de professores escolhem e depois disso eu adapto a treinamento para a realidade da escola”, explica Andrea.

Durante seus treinamentos, Andrea também tira dúvidas sobre o acesso gratuito ao Office 365 para todas as escolas registradas no MEC. É uma ótima de dar continuidade ao que ela explica nas formações. O professor conhece as ferramentas e já pode aplicar em seus projetos, “Eles ficam maravilhados quando descobrem sobre esses recursos”, finaliza a formadora.

 

Durante o mês de outubro você vai poder acompanhar uma série de conteúdos especiais com o objetivo de apoiar educadores em sua jornada para a transformação digital e mostrar todas as ferramentas Microsoft e como utilizá-las dentro e fora da sala de aula. Não deixem de acompanhar!

Últimos posts