Pular para o conteúdo

Leve seus alunos para o fundo do mar com o novo mundo aquático do Minecraft: Education Edition

28 de setembro de 2018

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Ferramentas Tecnológicas


Explore os oceanos de maneira lúdica e divertida

Com 35 milhões de usuários em 155 países, o Minecraft: Education Edition se tornou uma grande sensação nas salas de aulas pelo mundo. Entre os benefícios de se utilizar a plataforma no ensino escolar, podemos destacar o incentivo da criatividade, colaboração e resolução de problemas nos alunos, além de proporcionar uma aprendizagem imersiva, colocando o estudante como protagonista do próprio aprendizado.

A Microsoft acredita no poder transformador que a tecnologia traz para a sala de aula e por isso está sempre trazendo atualizações para que os professores possam cada vez mais abranger as disciplinas ao utilizar a plataforma no ambiente escolar. Recentemente, também expandimos o uso para iPad para que mais escolas possam contar com esse recurso na aprendizagem.

Explorando os oceanos com o novo Mundo Aquático

Depois do mundo de “Mundo de Química” agora você pode explorar o fundo do oceano com a nova atualização do “Mundo Aquático”. Com essa nova versão, você poderá mostrar para os seus alunos a importância da preservação da fauna e da flora marinha, a exploração de naufrágios, pesca sustentável, além da possibilidade de construir recifes de corais e aprender mais sobre ecologia e conservação dos oceanos.

Já estão disponíveis 17 lições e quatro mundos exclusivos que abrangem cinco principais disciplinas: Ciência da Computação, Linguagem Artística, Matemática, Estudos Sociais e Ciência. Conheça abaixo alguns desses conteúdos subaquáticos e como você pode aplicar na sua classe:

Preservando um monumento: peça aos alunos que encontrem um monumento submarino, observem os detalhes e tomem notas sobre ele. Depois eles podem partir para sua construção, porém adicionando detalhes e recursos que gostariam de ver. Hora da apresentação: Em grupos, os estudantes devem explicar por que aquele monumento deve ser preservado.

Modelo de submarino: convide seus alunos a construir um submarino baseado em um famoso evento histórico local, ou nacional, em que o veículo aquático desempenhou um papel crucial. Pesquisa: peça aos alunos que leiam diversas fontes para quem aprendam sobre suas funcionalidades. Hora da ação: No Minecraft: Education Edition seus alunos podem criar um submarino fictício baseado em sua imaginação.

Resgate de golfinhos: com base no conhecimento e estudo dos golfinhos, os alunos são convidados a construir uma instalação de resgate de animais silvestres utilizando a versão educacional do jogo. O objetivo é entender às necessidades dos golfinhos na natureza e o que eles precisam para prosperar em seu habitat natural.

Expedição naval: Vasco da Gama, João Cabot, Fernão de Magalhães e Pedro Álvares Cabral são todos homens famosos que lideraram expedições navais que mudaram o mundo. Convide seus alunos para pesquisar sobre uma expedição naval do passado e depois construir uma cena principal de sua pesquisa no Minecraft: Education Edition.

um golfinho dentro do mundo aquático do Minecraft

Atividade sobre o resgate de golfinhos no Minecraft: Education Edition

Como criar um recife de coral?

Durante a 25ª Bienal do Livro a Microsoft fez o lançamento de quatro novas aulas de STEM – Conheça nossos oceanos (tradução para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Uma das atividades que fez mais sucesso durante o evento foi a que ensina como criar recife de corais utilizando o Minecraft: Education Edition. Durante o exercício os alunos vão aprender sobre quatro tipos de corais diferentes e a importância de sua preservação para a fauna marinha.

uma criança sentada em frente a computador usando o Minecraft

Crianças interagindo com as lições de STEM, dentro da versão educacional do jogo, durante a Bienal do Livro SP

 

Para começar a se familiarizar sobre o assunto, o consultor Educacional, Leandro Holanda, produziu um webinar sobre como trabalhar as disciplinas de forma dinâmica e divertida utilizando a versão educacional do jogo. Assista:

Prontos para mergulhar no mundo subaquático? Com a proposta do Microsoft 365 Educação você tem acesso aos produtos que você já conhece em uma única oferta: Windows 10, Office 365, EM+S e o Minecraft: Education Edition. Comece a usar agora mesmo!

Últimos posts