Pular para o conteúdo

Promova a leitura independente com as nossas Ferramentas de Aprendizagem

03 de setembro de 2018

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Ferramentas Tecnológicas


O Microsoft Learning Tools tem o objetivo de tornar a sala de aula mais acessível e ajudar todos os alunos a lerem mais

Uma das maneiras de estimular o pensamento crítico, uma das habilidades socioemocionais exigidas pelos empregos que serão criados nos próximos anos, é por meio do hábito da leitura, construído ao longo da vida acadêmica do aluno. Seja em casa ou na própria escolas, a prática da leitura precisa ser estimulada desde cedo nas crianças. Com uma sala de aula formada por diferentes perfis, algumas vezes os professores podem enfrentar dificuldade para incentivar o estudante a ler mais, especialmente para jovens com distúrbios de aprendizado. Segundo a Associação Brasileira de Dislexia, até 7% das crianças em idade escolar têm esse tipo de transtorno.

Pensando cada vez mais em ajudar as pessoas a atingirem todo seu potencial e a estimular o ensino personalizado, a Microsoft lançou, no ano passado, as Ferramentas de Aprendizagem. Esse recurso gratuito tem como objetivo melhorar a leitura e escrita dos alunos, independentemente de suas habilidades, reduzindo a aglomeração visual do texto. Ao utilizar as ferramentas é possível destacar e atribuir voz para leitura dos textos, além de separar as sílabas de cada palavra.

Imagine uma sala de aula com um aluno que apresenta dislexia, outro com sinais de hiperatividade ou até mesmo alguém que aprende melhor quando está ouvindo? Ao utilizar as ferramentas, o aluno ganha mais independência e controle para personalizar sua experiência de aprendizado.

Os recursos já estão disponíveis em algumas das nossas ferramentas como o OneNote, Word e Outlook, inclusive na versão online. Você sabia que toda instituição de ensino, registrada no MEC, tem acesso ao Office 365 gratuitamente? Veja o passo a passo para ter acesso.

No material abaixo, disponível para download, você fica por dentro de todas as configurações da ferramenta:

Um passo a passo explicando como é possível personalizar as learning tools

 

 

 

Essa é apenas uma das nossas iniciativas para estimular um ambiente escolar mais acessível e inclusivo. Quer saber mais sobre ferramentas que te ajude a quebrar as barreiras do ensino em sala de aula? Clique aqui.

Últimos posts