Pular para o conteúdo

Colégio Santo Anjo aposta na personalização do ensino com auxílio das ferramentas Microsoft

20 de julho de 2018

Postado por Microsoft Educação em Notícias Educação, Tecnologia da Educação


A instituição se juntou ao time de escolas-modelo da Microsoft que estão ajudando a transformar a educação por meio da tecnologia

Empenhada em oferecer novos recursos para educação e contribuir para uma aprendizagem que prepare o aluno para o mercado de trabalho, a Microsoft está sempre em busca de conhecimentos e soluções em prol do ensino no Brasil e no mundo. Recentemente, a companhia realizou uma pesquisa, em parceria com a empresa de consultoria McKinsey & Company, sobre o futuro da aprendizagem. Entre os dados coletados, está o destaque para a personalização do ensino e o desenvolvimento das habilidades interpessoais (soft skills) são grandes destaques. De 30 a 40% de postos de trabalho, em setores de expansão, exigirão habilidades interpessoais, como trabalho em equipe, pensamento crítico e conhecimento em novas mídias como fator primordial na contratação.

O Colégio Santo Anjo é umas das instituições que vem realizando esse trabalho com seus alunos e investindo em novas tecnologias para ampliar experiências e potencializar a aprendizagem. Fundado em 1999, o Colégio se tornou uma das nossas escolas-modelo, no ano passado, por ser uma referência em como utilizar a tecnologia de forma prática para transformar o aprendizado dos seus estudantes. Distribuídos entre os níveis Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio, atualmente 775 alunos utilizam, de forma regular, as ferramentas Microsoft. Localizado em Curitiba, no Paraná, a instituição possui quatro unidades: Ecoville, no bairro de Campina do Siqueira, Unidade Barigui, em Mossunguê e as Unidades Anjinho e Champagnat, no bairro Bigorrilho.

Para a Diretora do colégio, Siona Alves da Silva, a tecnologia deve ser vista como uma aliada da educação e utilizá-la como suporte na aprendizagem é uma premissa para alcançar resultados efetivos. “Nesses 19 anos de existência, crescemos na busca constante da excelência em tudo que fazemos. Quando resolvemos seguir o caminho da tecnologia, buscamos também um parceiro que se preocupa com a ensino escolar e, por iss, escolhemos a Microsoft”, explica Siona.

uma placa na frente de um edifício

Colégio Santo Anjo: excelência na educação, aliando qualidade humana e acadêmica à qualificação pedagógica permanente

As ferramentas do Office 365 têm auxiliado cada vez mais os alunos do Santo Anjo, não só no aumento da produtividade dentro ou fora do horário escolar, mas incentivando a colaboração, criatividade e consolidação dos aprendizados. A equipe de professores do Colégio planeja cuidadosamente a inclusão dessas práticas ao currículo. “Adotamos esse modelo contemporâneo de ensino por termos a convicção de auxiliarmos nossos alunos de maneira personalizada dentro e fora de nossos muros”, afirma o Coordenador de Tecnologia Educacional, Silvestre Souza.

Explorando todas as possibilidades do Teams

Em parceria com a Microsoft, a Big Brain desenvolveu um projeto piloto no Microsoft Teams, ferramenta de colaboração do Office 365, para o Colégio Santo Anjo, com o objetivo de facilitar o processo de divisão da sala de aula dentro da ferramenta. Dessa forma, os professores já usavam uma interface integrada, sem a necessidade de cadastrar aluno por aluno.

O professor de Física e Matemática, Joil Ramos, atualmente trabalha com o Teams, no Clube das Disciplinas. O projeto é focado em preparar os alunos para as Olimpíadas estaduais e nacionais. Segundo ele, o Microsoft Teams agrega conhecimento às aulas e torna a aprendizagem mais significativa. “Para o projeto, é necessário a interação entre professor e aluno a todo momento e esse recurso facilita muito o nosso dia a dia”, ressalta o educador.

Outra competição que a escola está promovendo é o “Torneio Virtual”, que envolve diversas áreas do conhecimento, como física, química, biologia, tecnologias e meio ambiente. A disputa consiste em desafios com perguntas, produção de vídeos e construção de protótipos, “Durante o processo, alunos e professores enviam suas missões por meio de links, vídeos e PDFs. O Teams supre todas as necessidades de comunicação do torneio”, exemplifica o professor e coordenador de Física, André Felipe de Lima.

um screenshot de um telefone celular

Interface do Teams personalizada pela equipe da Big Brain

Forms: agilidade e produtividade para aprender mais

O Forms é mais um recurso que os alunos e professores fazem uso constantemente. De acordo com a professora de matemática e coordenadora de área do nível Fundamental II, Karina Maciel Scalco, houve muito progresso a partir do momento em que passaram a utilizar a ferramenta de questionário online. “Anteriormente, precisávamos elaborar muitas das avaliações em casa e imprimir para os alunos, o que nos custava muito tempo, além do uso excessivo do papel. Agora, com o Microsoft Forms, podemos realizar as avaliações com muito mais eficiência e economia dos materiais.

Já nas aulas de português, o Forms foi utilizado pela professora Talissa Chornobay para compor a atividade do Roteiro Literário. Para esse exercício são criados vídeos motivacionais com o objetivo de despertar o interesse do aluno pela literatura e, posteriormente, são criados dois formulários com perguntas sobre o livro. No Forms, os alunos também podem fazer comentários e tirar dúvidas sobre a prova, dessa maneira a classe inteira compartilha informações sobre o mesmo tema.

Quebrando as barreiras do ensino com o Skype na sala de aula

O uso das ferramentas que permitem a comunicação por áudio e vídeo já é uma prática comum no dia a dia das pessoas. No Colégio Santo Anjo, o Skype faz esse papel e contribui para a expansão de conhecimento dos estudantes. Com o objetivo de proporcionar aos alunos uma vivência diferenciada e rica, a turma do 2° ano do Ensino Fundamental participou de uma aula via Skype com os alunos da Escola Bosque, que assim como o Santo Anjo, também é Microsoft Showcase School.

A aula, que foi mediada pela coordenadora de Informática e MIE Expert, Jucineia Correa Mayork, consistia na troca de informações de suas respectivas cidades, escolas e suas atividades. “Com uma câmera, um microfone, acesso à internet e a ferramenta Skype, eliminamos a distância física e permitimos que os alunos tivessem uma espécie de intercâmbio cultural, em que nossos alunos faziam perguntas e respondiam aos questionamentos da escola de São Paulo”, afirmou o coordenador de Tecnologia Educacional, Silvestre Souza.

O reconhecimento como Microsoft Showcase School

As escolas-modelo fazem parte de uma comunidade global que está sempre em busca de novos modelos e ferramentas de ensino que acompanhem as necessidades de aprendizado dos estudantes. Até 2017, ano em que o Santo Anjo se iniciou no programa da Microsoft, a instituição sempre procurou investir na formação dos professores e na inserção da tecnologia. Com o reconhecimento do programa, eles passaram a se preocupar muito mais em como desenvolver seus alunos.

Um dos primeiros passos foi capacitar os professores para utilizar as ferramentas do Office 365 (Outlook, OneDrive, OneNote, Excel, PowerPoint, Word, SharePoint, Teams, Sway, Forms, Planner e Skype). Depois, eles perceberam que somente a capacitação instrumental para o uso desses recursos não era suficiente e como o auxílio da Microsoft, realizaram treinamentos com os docentes para que eles adaptassem suas aulas com o uso das ferramentas. “Outro momento importante foi a exigência da Certificação MIE para todos os professores”, destaca Silvestre.

Atualmente o Colégio conta com salas 100% equipadas com lousa digital e recurso multimídia versátil, Office 365 disponível para professores e alunos de forma gratuita, suporte para uso das plataformas digitais realizado por uma equipe interna do colégio, acesso móvel e espaço em nuvem para armazenar arquivos de trabalhos e tarefas escolares, laboratórios de informática modernos, uso de tablets e professores capacitados para ministrar aulas dinâmicas e produtivas.

Os impactos do programa no dia a dia da escola

Com os alunos e professores utilizando as ferramentas do Office 365 a todo vapor, o Colégio Santo Anjo já percebeu uma evolução pedagógica na rotina das dinâmicas escolares. “Com a integração de todos os recursos, além de ressaltar o reconhecimento dos professores, os alunos estão sendo preparados para os desafios do século XXI”, ressalta Silvestre.

A escola já está lançando novos desafios para os próximos meses. Além do investimento em formação contínua aos educadores, com o programa Microsoft Innovative Educator, eles desejam realizar pesquisas constantes sobre uso e aplicação das tecnologias atuais, com o intuito de sempre trazer novidade para a dinâmica escolar. “Além da Microsoft nos oferecer as melhores ferramentas, o mais importante para nós é a forma como em conjunto conseguimos desenvolver novas conquistas na área da educação. É assim que queremos contribuir com a Microsoft: fazendo a ponte entre a prática do professor e o aluno”, finaliza o diretor do colégio, Paulo Alves da Silva.

Se a sua escola está dando os primeiros passos em como melhorar o aprendizado por meio da tecnologia, você pode ingressar no programa Microsoft Schools e assim entender melhor como utilizar as tecnologias Microsoft em prol de sua instituição de ensino. Após passar por algumas etapas dentro do programa, sua escola pode se aplicar para ser reconhecida como uma Microsoft Showcase School e fazer parte da nossa rede global de escolas comprometidas com a transformação da educação. Acesse o site e conheça os programas da Microsoft para instituições de ensino.

Últimos posts