3 vezes em que você utilizou Inteligência Artificial e não sabia

06 de julho de 2018

Postado por Microsoft Educação em Notícias Educação, Tecnologia da Educação


Ela está muito mais presente no nosso cotidiano do que você imagina

Por mais que o conceito de Inteligência Artificial venha chamando atenção há alguns anos, para grande parte das pessoas isso ainda pode parecer uma realidade muito distante da que vivemos. Durante muito tempo, esse sistema inteligente foi retratado, principalmente em filmes de ficção científica, como uma tecnologia que seria usada para dar vida a robôs e para substituir os humanos no mercado de trabalho. Essa versão romantizada precisa ser desmitificadaA tecnologia é somente uma ferramenta que chegou para ajudar as pessoas a trabalharem melhor. Você a utiliza para facilitar o seu dia a dia, enquanto consegue focar o seu tempo em tarefas mais estratégicas.

Veja abaixo alguns recursos que você já utiliza e talvez nem saiba que a Inteligência Artificial está por trás:

E-mail – Além do seu correio eletrônico ser capaz de reconhecer quais e-mails são spam, por meio de análises de palavras e remetentes, a IA, hoje em dia, já é capaz de identificar a qual pasta pessoal aquele conteúdo pertence e te pergunta se você deseja redireciona-lo automaticamente àquela pasta. Isso é ótimo para o educador, que geralmente trabalha em instituições diferentes, pois permite ganhar mais agilidade e organização em suas tarefas.

StreamingPara uma sala de aula mais dinâmica é importante sempre se manter atualizado para oferecer cada vez mais um conteúdo personalizado para os seus alunos. Os documentários e filmes que os serviços de streaming oferecem podem ser um desses recursos. Quando você assiste a um determinado material, a ferramenta se utiliza de Inteligência Artificial para fazer recomendações baseadas em seus gostos pessoais. É uma maneira de sempre encontrar conteúdos interessantes para compor sua aula.

Atendimento via chat – o FAQ de diversos sites conta com recursos de chatbot, que utilizam a Inteligência Artificial para interagir com as pessoas e resolver seus problemas rapidamente, com processamento de frases que são questionadas constantemente para descobrir a sua “intenção”, ou “assunto”. Além disso, na área educacional, isso também vem sendo utilizado por um dos nossos parceiros, a Big Brain Education. A empresa, que oferece soluções em educação para as instituições, criou um sistema de chatbot associado a intranet para auxiliar no fluxo de comunicação e no engajamento entre os educadores.

A Microsoft está realizando parcerias inéditas em diferentes mercados com o objetivo de aprimorar e facilitar esses recursos no nosso dia a dia. Um destes exemplos é o projeto desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologia Avançada (ATL) da Microsoft. Junto com o Hospital Nove de Julho, em que foi desenvolvida uma solução de Inteligência Artificial, que identifica quando um paciente está em risco de queda e alerta a equipe do hospital por um radar móvel. Este é somente mais um exemplo para que você entenda como ess tecnologia já está trabalhando ao nosso lado para facilitar a nossa vida.

 

A Inteligência Artificial é para todos. O que os professores podem fazer com ela?

Os impactos dessa poderosa tecnologia também vêm sendo aplicados na área da educação:

– Tradução no PowerPoint: um dos grandes recursos apresentados na Bett Brasil Educar desse ano foi a função de tradução simultânea de PowerPoint. Com ele, é possível adicionar legendas em suas apresentações, com disponibilidade para vários idiomas, além de ser utilizada como uma grande aliada na educação inclusiva. Imagine uma classe com alunos de outra nacionalidade que ainda estão se familiarizando com o idioma ou com alunos que possuem necessidades especiais, como a surdez? Nossa Consultora de Aprendizagem Microsoft e MIE Trainer, Sabrina Quarentani, explicou de maneira rápida e prática, como utilizar a ferramenta:

– Videoaulas: a Inteligência Artificial também está ajudando a transformar a maneira como os alunos interagem e fazem pesquisas em acervos de videoaulas. Em parceria com a Unip/ Objetivo, a Microsoft desenvolveu uma solução para trazer mais agilidade e tornar mais acessível o uso de conteúdos audiovisuais no aprendizado. Baseada em recursos da Cortana, essa nova funcionalidade apresenta funções com legendas simultâneas em até seis idiomas, além de buscas indexadas ao conteúdo. Na prática, isso significa que se o aluno estiver buscando um trecho específico de uma videoaula, basta realizar a pesquisa por um determinado termo e o assim poderá acessar exatamente o trecho que está procurando.

– Realidade Mista: A Microsoft acredita que o aprendizado é mais produtivo quando leva o aluno a descobrir por si mesmo. Uma das melhores maneiras de estimular a aprendizagem interativa é criar experiências para que os alunos possam aprender na prática. Recursos como o Paint 3D e o Minecraft: Education Edition estão ajudando alunos e professores a darem vida a suas ideias e a mostrar o poder de aulas inovadoras. Ainda durante a Bett Educar deste ano, Antony Salcito, VP Mundial de Educação da Microsoft, salientou a importância dos professores neste processo de transformação. “O educador continua a ser protagonista na sala de aula”, afirmou. O que muda, então? O professor ensina a máquina e a Inteligência Artificial personaliza o ensino de acordo com cada aluno.

Óculos de realidade aumentada utilizada para o mundo do Minecraft: Education Edition, em exibição na Bett Educar 2018

 

Venha conhecer a Inteligência Artificial da Microsoft na prática!

Se interessou sobre o tema? Este ano a Microsoft é a patrocinadora máster da 25ª edição da Bienal do Livro de São Paulo e, além de oferecer diversas novidades e soluções para o mercado educacional, vamos levar uma experiência que vai te transportar para o mundo da Inteligência Artificial. Não deixe de participar! A feira acontece entre os dias 03 e 12 de agosto no Pavilhão do Anhembi.

Últimos posts