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Dinâmicas e práticas pedagógicas para inovar na sala de aula

29 de junho de 2018

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Ferramentas Tecnológicas


A tecnologia como aliada da educação tem o objetivo de melhorar o processo de aprendizagem e as dinâmicas certas podem acelerar essa jornada

Ensinar e capacitar alunos são grandes desafios, principalmente com as constantes mudanças nas dinâmicas sociais e a desatenção do aluno em relação a rotina da sala de aula. A importância de se criar uma prática especial vem se mostrando cada vez mais relevante para que o estudante consiga focar nos estudos dentro e fora da escola. Uma recente pesquisa da Microsoft, realizada em parceria com a empresa de consultoria McKinsey & Company, mostrou que a personalização do ensino está entre os meios mais eficazes de acelerar o crescimento acadêmico e cognitivo.

Sabemos que a tecnologia por si só não é capaz de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, porém, se vier acompanhada de uma mudança de abordagem pedagógica, o ensino torna-se mais dinâmico e engajador, colocando o aluno no papel de protagonista. Pensando nessas novas práticas para a sala de aula, separamos abaixo algumas dicas e dinâmicas para te ajudar nesse processo:

Projeto: aula híbrida com modelo de rotação

Nome da atividade: Aprendendo sobre a previsão do tempo, desenvolvida pela professora de Língua Inglesa Lucimara Santos, da Escola Bosque.

– A partir do conteúdo sobre clima e temperatura em inglês, a professora desenvolveu uma aula híbrida seguindo o modelo de rotação por estações. No primeiro momento, os alunos observaram o vocabulário em inglês sobre clima e temperatura e relacionaram aos símbolos internacionais que são utilizados para falar sobre condições climáticas.

No segundo momento, eles assistiram vídeos relativos à previsão do tempo em inglês e perceberam a presença de canais de televisão americanos, cujo objetivo é informar não somente a condição climática local, como também a de outros países. Conforme assistiram aos vídeos, eles foram coletando informações que eram importantes para as próximas fases.

Já na terceira fase, os alunos leram alguns artigos em inglês sobre desastres naturais causados por condições climáticas extremas e discutiram sobre o que deveriam fazer para evitar tragédias como as mencionadas nos artigos.

Em seguida, os alunos escolheram um país para elaborar as previsões do tempo, tudo em inglês, e utilizaram o Sway para a apresentação de seus trabalhos. “O resultado foi magnífico! Tivemos apresentações com belas imagens, de acordo com o vocabulário estudado, e o desenvolvimento de frases que ilustravam o trabalho” destaca a professora.

Para finalizar, eles participaram de uma atividade de verificação, com perguntas de múltipla escolha e dissertativas sobre o conteúdo abordado. Para a realização desta última etapa, foi utilizado o Forms.

Conclusão: Esta atividade trouxe um resultado muito satisfatório à turma, pois promoveu:

  • A participação ativa dos alunos: eles se tornaram protagonistas na descoberta do conhecimento;
  • O uso da tecnologia: com ferramentas essenciais no processo de ensino-aprendizagem e um grande recurso na personalização do ensino;
  • Maior participação em equipe: todos compartilharam seus conhecimentos de forma colaborativa.

Projeto: informática financeira

Nome da atividade: Sistema monetário. Desenvolvida pela professora e Coordenadora de Informática, Jucineia Mayork, do Colégio Santo Anjo em colaboração com a Coordenadora Cintia de Moraes Voss.

Utilizando aplicativos do Office 365, foi trabalhado com os alunos do contraturno o sistema monetário de uma maneira dinâmica e atrativa, auxiliando os alunos na construção do saber matemático. O objetivo pedagógico da prática foi auxiliar os estudantes na resolução de problemas da vida real, como comparar preços e reconhecer o sistema monetário vigente no país, além de explorar e desenvolver habilidades com o uso das ferramentas do Office 365.

Na primeira etapa, alguns objetos foram apresentados para a turma e a professora fez a brincadeira de adivinhação do “Quanto custa”. Para isso, eles tinham um valor mínimo e um valor máximo apresentado e os alunos precisavam acertar o valor do produto. Depois de todos escolherem, a educadora inseriu todos os preços em uma tabela do Excel, junto com o nome do produto e o valor por extenso. Na segunda etapa, foi explorado a dinâmica do “Jogo do Bingo”. Eles escolhiam 10 itens, dos 20 apresentados, e colocavam no Excel o valor do objeto. No momento do sorteio a docente tirava o produto e se eles tivessem o valor na tabela eles preenchiam com cor para brincar com o jogo.

Conclusão: Com a dinâmica, os alunos puderam aprender a importância de comparar preços e de fazer pesquisas, a valorizar a moeda nacional e a praticidade de utilizar as ferramentas disponíveis no Office 365.

O Consultor de Aprendizagem da Microsoft e professor de Biologia, Marco Rossellini, dá algumas dicas de ferramentas que você pode incluir para realizar essas dinâmicas em sala de aula:

– Para que os alunos cheguem preparados para uma determinada aula, você pode utilizar o modelo de sala de aula invertida e utilizar o Forms para inserir vídeos e fazer perguntas de reflexão. Eles podem responder em casa e você discute os resultados em sala de aula;

– Utilize a ferramenta de gravação de tela do PowerPoint e transforme sua apresentação em um vídeo comentado, com anotações, enriquecendo seu material.

– Trabalhe a aprendizagem baseada em projetos utilizando o Planner. A partir de metas específicas da sua disciplina, torne-se um tutor e oriente seus alunos no planejamento, gerenciamento e execução de projetos, promovendo a comunicação e colaboração entre eles.

– Com o Minecraft, é possível engajar os alunos, aumentar a participação e comprometimento, além de trabalhar as habilidades do século XXI, como a criatividade e o pensamento crítico.

 

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