Pular para o conteúdo

Professor da escola-modelo Microsoft dá exemplos de como falar sobre sustentabilidade e incentivar a colaboração entre os alunos

05 de junho de 2018

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Ferramentas Tecnológicas


*Por Fabiano Paludetti, professor e coordenador de tecnologia na Microsoft Showcase School Escola Bosque, formador de professores na Redesenho Educacional e MIE Trainer

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado hoje, 5 de junho, e tem como objetivo conscientizar crianças, jovens e toda a população sobre o papel de cada indivíduo na conservação dos recursos naturais do nosso planeta.

Atualmente sou professor e coordenador de tecnologia na Escola Bosque, que faz parte do programa Eco-Escolas, que promove a melhoria ambiental nas instituições educacionais, e das Escolas Associadas da UNESCO. Por aqui desenvolvemos muitos projetos em Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Também sou formador de professores pela Redesenho Educacional, parceira Microsoft.

Entre vários projetos que participei, gostaria de destacar um dos mais especiais, pois, por meio dele, fui selecionado para representar o Brasil em um dos eventos mais importantes da área da educação, a E2 – Education Exchange, que este ano aconteceu em Singapura.

O projeto, chamado de “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)” tinha como principal finalidade a construção de uma agenda ambiental para a nossa escola, baseada nos insights e percepções dos alunos sobre sua realidade. Um dos grupos de estudantes realizou uma auditoria ambiental em toda a escola e identificou questões que deveriam ser solucionadas para que houvesse uma economia dos recursos utilizados. A partir disso, começou a ser elaborado um plano de ação para resolver ou minimizar o impacto ambiental da instituição como um todo.

um screenshot de um telefone celular

Fundamentos do projeto “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”

 Por meio do Forms, os alunos coletaram dados e fizeram pesquisas para selecionar os pontos mais importantes a serem abordados. Com esse material, eles criaram campanhas de consumo responsável da água, energia, reciclagem e de conscientização de toda a comunidade escolar. Eles também foram convidados para participar do Fórum Verde Sul para ampliar o alcance dessas ações.

Outra parte bem legal do projeto aconteceu no Minecraft: Education Edition. Os alunos recriaram, a partir das plantas originais, toda a estrutura da escola e pontuaram os locais que receberiam alguma intervenção ambiental. Essa abordagem com a versão educacional do jogo contribuiu para que eu me tornasse Minecraft Global Mentor.

um homem usando um computador portátil

Nossos alunos desenvolvendo o projeto no Minecraft: Education Edition

Planta da Escola Bosque no Minecraft

Um dos pontos altos foi a solução trazida por eles para a construção de uma cisterna vertical para armazenar água da chuva. Os estudantes fizeram o protótipo no Paint 3D, construíram todos os cálculos no Excel e na sequência montaram uma miniatura da cisterna. O mais bacana é que a obra foi executada e hoje a escola conta com uma cisterna, com capacidade de 530 litros de água coletada das chuvas, que está gerando uma economia substancial desse recurso tão precioso.

 

Protótipo da cisterna no Paint 3D 

um screenshot de um telefone celular

Cálculos do volume da água da cisterna no Excel

 Depois do projeto concluído, conectamos nossos alunos, por meio da ferramenta Skype na sala de aula e eles apresentaram o projeto para uma escola na Inglaterra, a Moorlands School. O envolvimento, a colaboração e o protagonismo dos alunos foram os pontos mais relevantes do projeto e as ferramentas da Microsoft foram fundamentais ao longo do processo.

Nossos alunos em algumas das etapas do projeto

Por conta do caráter transformador desse projeto, a Microsoft me convidou para participar da E2 e por lá tive a oportunidade de trocar experiências com os educadores do mundo todo e ainda trazer na mala ótimas práticas para aplicar aqui no Brasil. Foi uma experiência incrível ter feito essa apresentação em Singapura!

Você também pode ter essa oportunidade! Participe da Comunidade de Educadores da Microsoft e venha fazer parte desse time que está transformando a educação por meio da tecnologia.

Obrigado e até a próxima!

 

 

Últimos posts