Pular para o conteúdo

5 benefícios em fazer parte do programa Microsoft Innovative Educator

21 de maio de 2018

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Ferramentas Tecnológicas, Sem categoria


Seja você também um professor inovador da Microsoft

comunidade de educadores é uma das ferramentas da Microsoft que reforça o nosso objetivo de empoderar todas as pessoas e organizações do planeta a atingirem mais. Voltada para professores de instituições públicas e privadas, a plataforma possui uma série de recursos que visam ajudar todos os educadores a desenvolverem atividades inovadoras com seus alunos, além de compartilharem seus conhecimentos e promover a troca de experiências sobre como as tecnologias da Microsoft estão transformando a sala de aula.

Nossos professores MIEs (Microsoft Innovative Educators) estão ajudando a moldar o futuro da educação e a liderar a inovação no ensino. Se você ainda não faz parte da comunidade, essa é uma ótima oportunidade para se juntar a nós. Separamos abaixo cinco benefícios que você tem ao ingressar na plataforma. Convide também outros profissionais para começar sua jornada como professor inovador da Microsoft:

1 – Cursos gratuitos: Um dos grandes benefícios da plataforma são os cursos gratuitos. Além de se manter atualizado sobre como utilizar as ferramentas da Microsoft em sala de aula, você também acumula pontos no seu perfil. A duração dos cursos varia de uma a três horas e os temas abordados são variados, como o uso do Forms para avaliações, organizando grupos e gerenciando recursos em sala de aula com o Teams e como fazer uma aula virtual interativa com o Skype.

2 – Badges educacionais: a comunidade é baseada no sistema de gamificação, por isso, quanto mais você se engajar, mais pontos você ganhará. Além de mostrar o seu nível de especialização nos recursos da Microsoft, a cada badge conquistado, você também se torna referência na plataforma, podendo ser consultado por outros profissionais sobre como está conduzindo o seu trabalho em sala de aula.

Veja o que significa cada distintivo:

 

 – Microsoft Innovative Educator: este é o primeiro passo para começar sua trajetória na nossa rede de aprendizagem. Para se tornar um MIE, você precisará conquistar 1000 pontos. Para começar essa etapa, clique em “join” no canto superior direito, complete seu perfil e você já poderá começar a pesquisar sobre todos os recursos citados aqui.

 

um close up de um sinal – Microsoft Innovative Educator Expert: Na segunda etapa, você precisará passar por um processo de inscrição. Quem já trabalha com tecnologia em sala de aula, poderá aplicar para conquistar esse próximo distintivo. A Microsoft reconhece os MIE Experts como educadores visionários que utilizam a tecnologia para melhorar a aprendizagem e os resultados dos alunos. Atenção! O período de recrutamento já começou e você poderá submeter sua inscrição até dia 16 de julho. Veja aqui como se inscrever!

 

 

– Microsoft Innovative Educator Trainer: ao chegar nessa etapa você será habilitado para aplicar treinamentos em nome da Microsoft sobre o uso eficaz da tecnologia como ferramenta de ensino e aprendizagem. Para completar esse passo, você precisará participar de um programa de formação, online, específico da Microsoft, e reportar o treinamento de 100 educadores no ano.

 

 – Microsoft Innovative Educator Fellow: esse é o nível mais alto da comunidade. Esse distintivo é atribuído a membros selecionados pela Microsoft que são extremamente ativos na comunidade e completamente apaixonados pela transformação da Educação por meio da tecnologia. Eles utilizam sua influência para ajudar a capacitar professores no uso de tecnologia na sala de aula e para que cada vez mais as pessoas conheçam as iniciativas da Microsoft na área da Educação. Atualmente, temos dois profissionais no Brasil que estão realizando esse trabalho, os professores Francisco Tupy e Julci Rocha.

um grupo de pessoas posando para a câmera

 Nossos professores Julci Rocha e Francisco Tupy recebendo a placa de MIE Fellow durante a Bett Educar

3 – Planos de aula: Esse recurso permite que você tenha acesso a planos de aula compartilhados por professores do mundo todo. Por exemplo, se você pretende dar uma aula de Biologia usando o Minecraft, você pode pesquisar outros educadores que abordaram o mesmo tópico em sala de aula e assim poderá estudar o tema previamente. O recurso ainda permite que você comente e troque ideias com o professor sobre o conteúdo publicado. Caso você também tenha dado uma aula com um tema bacana, você poderá compartilhar seus arquivos e conquistar mais pontos na comunidade.

4 – Skype na sala de aula: já imaginou como Skype pode ser uma ferramenta poderosa de ensino? Na nossa comunidade, você tem acesso a quatro formas de trazer a ferramenta para a sua sala de aula. Você poderá realizar desde excursões virtuais, levando seus alunos para uma aventura sem sair do lugar até se conectar com classes do mundo todo através do Skype Misterioso.

5 -Participar de eventos nacionais e internacionaisSendo um MIE Expert você tem a oportunidade de representar o Brasil em um evento global realizado pela Microsoft todos os anos, o Education Exchange (E2). Na edição deste ano, os professores Julci Rocha, Fabiano Paludetti e Mario Trentim foram para Cingapura e tiveram a oportunidade de trocar experiências com educadores de 91 países. O evento é uma ótima oportunidade para acompanhar novidades do mercado educacional, trazer boas práticas para aplicar na sua escola, além de participar de palestras e workshops divididos por nível escolar, como educação primária e superior. Aqui no Brasil, você também tem acesso a outras oportunidades. Durante a Bett Educar, que aconteceu no início do mês, os nossos professores inovadores receberam treinamento na prática de STEM (sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) com executivos da sede da Microsoft nos Estados Unidos, que idealizaram nossos planos de aula de STEM.

um grupo de pessoas sentadas numa mesa

Professores MIE Experts durante o treinamento na Bett Educar

Ficou interessado em ter acesso a plataforma com conteúdos gratuitos e inovadores? Não perca tempo e se junte a nós: education.microsoft.com.

 

Últimos posts