Pular para o conteúdo

6 dicas de como utilizar as ferramentas gratuitas do Office 365 Educação

15 de maio de 2018

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Ferramentas Tecnológicas


Já mostramos aqui no blog diferentes maneiras de como ter um ambiente escolar moderno e que acima de tudo prepare seus alunos para os desafios do século XXI. O intuito da Microsoft é apoiar os professores para que eles sejam um fio condutor da mudança, sempre com o auxílio da tecnologia.

Agora que você já sabe como ter acesso as nossas ferramentas gratuitamente, preparamos algumas dicas de como aproveitar o melhor desses recursos e transformar sua sala de aula. Veja abaixo:

OneNote: uma das recentes atualizações do caderno digital da Microsoft é o assistente para matemática. Agora ficou mais fácil para o professor explicar diversas equações e mostrar todas as etapas para a resolução. Veja aqui um passo a passo.

 

Skype: Dentro da nossa Comunidade de Educadores, existe um recurso muito interessante para se utilizar na sala de aula, o Skype Mistery (Skype Misterioso). No jogo, o educador coloca a disponibilidade da sua turma – em um dia e horário de aula, por exemplo –, e assim se conecta outra turma, em qualquer lugar do mundo e que tenha se disponibilizado na mesma hora e data. O objetivo do jogo é uma das turmas descobrir em que região do mundo está a outra equipe, fazendo perguntas chave. Além de tornar o aprendizado muito mais divertido e proveitoso para os alunos, você tem a oportunidade de promover uma troca muito rica de ideias e culturas.

Onedrive: na versão gratuita para as escolas, o serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft já inclui 1T de espaço. Além de melhorar a produtividade em sala de aula, os seus alunos conseguem, mais facilmente, trocar arquivos em um projeto e os estudantes também podem compartilhar documentos entre si para deixar mais interessante um determinado trabalho. Os arquivos ficarão todos organizados por pastas, sendo possível encontrá-los para pesquisas futuras. Veja aqui as vantagens em se utilizar o OneDrive no seu dia a dia escolar.

um close up de um sinalForms: esse é um ótimo recurso para engajar a seus alunos em diversos assuntos. Você pode aproveitar o momento em que diversas redes sociais, como Instagram e Twitter, estão fazendo enquetes a todo o momento e aplicar questionários para saber quais os temas preferidos de uma determinada matéria ou uma enquete para saber os favoritos em uma eleição do grêmio. Ele possibilita ainda ver os resultados rapidamente à medida que eles entram. Ficou mais interessado nesse recurso? Você pode realizar um curso sobre o tema na nossa comunidade de educadores. Você ainda acumula 2.500 pontos!

um close up de um sinalTeams: utilize o Teams em sala de aula e incentive o trabalho em colaboração. Além de organizar grupos e gerenciar recursos no ambiente escolar dentro de uma única plataforma, você trabalha umas das habilidades necessárias para o século XXI, que é o trabalho em equipe. A versão disponibilizada no Office 365 Educação já vem com um hub personalizado para os trabalhos escolares.

um close up de um sinalSway: com a ferramenta de Storytelling da Microsoft é possível desenvolver apresentações muito mais criativas e interativas para a sala de aula. Com o mecanismo de design interno do Sway, você não precisar se preocupar com formatação para criar histórias inspiradoras, ele te ajuda dando vários exemplos de como personalizar o conteúdo. Esse recurso ainda tem ótima vantagem, pois pode ser compartilhado através de um link da internet, assim todos os alunos terão acesso ao arquivo a qualquer hora, independente do lugar e do dispositivo que esteja.

Além das soluções que citamos acima, a versão gratuita do Office 365 também comtempla as ferramentas que você já conhece, como o Outlook, Word, Excel e PowerPoint. Não se esqueça, converse com os seus alunos e com a administração da escola! Se a sua instituição de ensino for registrada no MEC, você terá acesso ao Office 365 Educação gratuitamente.

Últimos posts