A combinação perfeita entre seu perfil e as ferramentas educacionais da Microsoft

06 de abril de 2018

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Tecnologia da Educação


Antenado ou tradicional, o seu perfil psicológico pode dizer muito sobre como você lida com a tecnologia em sala de aula 

Com as tecnologias modificando o modo de aprender e ensinar, a sala de aula vem se transformando em um ambiente coletivo de conhecimento, com maior interação e troca de informações. Segundo pesquisa da TIC Educação sobre o uso de tecnologia em sala de aula, 70% dos alunos entrevistados disseram que com acesso à tecnologia eles aprendem com mais facilidade, já 85% dos professores entrevistados afirmam que passaram a usar novos métodos no ambiente escolar. 

Essas novas ferramentas se apresentam de forma diferente para cada um, especialmente para os educadores, que têm um jeito próprio de conduzir as dinâmicas em sala de aula. Existem aqueles profissionais que amam trazer alguma novidade para as atividades escolares ou aqueles que se mantêm fiéis às ferramentas tecnológicas mais tradicionais. Seja qual for o seu perfil, a Microsoft oferece diferentes soluções para que você possa ressaltar o que há de melhor em cada aluno, além de usar a tecnologia para levar conhecimento de forma inovadora no seu dia a dia escolar. 

Conversamos com alguns educadores para entender melhor algumas maneiras de trabalhar e selecionamos algumas ideias que podem ajudar você, independente do seu perfil como professor, a usar as tecnologias no ambiente escolar: 

Antenado é o tipo de profissional que ama trazer ideias e novidades para a sala de aula. Sempre sugere para os alunos uma nova ferramenta, aplicativos e soluções diferenciadas. “Sou uma professora que adora novidade! Estou lendo, estudando e observando o mundo todo tempo. Procuro perceber como alcançar meus alunos, seus gostos e preferências. Quero falar a língua deles, afinal, minha disciplina é a Língua Portuguesa”, explica Danielle Lima, professora de português da Escola Bosque.  

Dica de ouro: Já imaginou conectar, via Skype, sua turma a outras salas de aula ao redor do mundo e dividir experiências e conhecimentos? Na Comunidade de Educadores da Microsoft isso é possível. Saiba mais sobre como ter acesso a essas ferramentas e se tornar um Microsoft Innovative Expert.

 

Professora Danielle Lima com os seus alunos da Escola Bosque

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Tradicional gosta de se manter fiel às ferramentas tecnológicas mais tradicionais, como Word e Excel.  

Dica de ouro: estimule a criatividade dos alunos utilizando o Sway para contar histórias. Com ele é possível criar apresentações muito mais interativas e recheadas de informações. Para entender mais sobre como utilizar a ferramenta em sala de aula, acesse o nosso curso gratuito de Sway na Comunidade de Educadores.

Descolado é aquele professor que gosta de montar apresentações diferentes, utilizar formulários, vídeos e memes da internet para compor sua aula. A professora de Língua Inglesa da Escola Bosque, Lucimara Santos, afirma que a tecnologia a incentivou a transformar suas aulas e cada vez mais proporcionar resultados muito favoráveis com os alunos, “Adoro utilizar temas nas aulas de inglês e prepará-las no Sway. Também já utilizei o Forms em uma avaliação de paradidáticos em inglês e foi um sucesso! O Office Mix é outra ferramenta que uso bastante para preparar as revisões para os alunos e tenho a chance de gravar áudios em inglês, até os pais podem assistir com os filhos depois”, afirma a educadora.  

Dica de ouro: o Paint 3D é ferramenta que ajuda o estudante a trabalhar sua criatividade em três dimensões. Com isso, as atividades escolares e apresentações ficarão muito mais dinâmicas e divertidas. Mais um motivo para você que é o “descolado” da escola apresentar essa novidade aos seus alunos. Veja abaixo um ótimo exemplo:

 

Perfeccionista, além de ser muito organizado, esse profissional gosta de trazer apresentações feitas por ele e tem um jeito único de aplicar trabalhos em sala de aula. O professor Fabiano Paludetti, que ensina Tecnologia Educacional e Ciências na Escola Bosque, adora compartilhar todas as novidades com seus alunos e sempre traz esses tópicos diferentes para a sala de aula, “Sempre me encanta e surpreende ver como os alunos se desenvolvem usando tecnologia. Com isso, consigo aplicar no ambiente escolar, diversas habilidades e competências de uma forma prazerosa e motivadora”, acredita Paludetti.  

Dica de ouro: você sabia que existe uma ferramenta que te ajuda a criar planos de aula, organizar e atribuir tarefas para os alunos, compartilhar arquivos e ainda obter atualizações sobre o progresso de cada estudante? Com o Planner, sua sala de aula será muito mais dinâmica e moderna. Entenda mais sobre o assunto, acessando o nosso curso na Comunidade de Educadores da Microsoft.

 

Professor Fabiano compartilhando ideias em sala de aula

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Engajado é o educador que é aficionado por tecnologia e tentar engajar os alunos a gostarem também, além de sempre estimular o trabalho colaborativo. Recentemente uma história chamou a atenção das pessoas na internet. O professor Owura Kwadwo, que dá aulas na cidade de Kumasi, em Gana, mostrou um desenho do Microsoft Word que ele mesmo criou na lousa. Ele nos deu um grande exemplo sobre como é ser apaixonado por tecnologia e conhecer o seu poder de transformação. A Microsoft o convidou para falar sobre seu trabalho no evento Global Education Exchange, que aconteceu em Cingapura, no mês de março. 

Dica de ouro: com o Microsoft Teams, você organiza grupos e gerencia recursos de sala de aula com a funcionalidade de unificar todo o ambiente do Office 365 dentro de uma única plataforma. Assim, alunos e professores têm acesso a tudo o que precisam sem precisar sair da plataforma. Saiba mais aqui.

Últimos posts