Pular para o conteúdo

Qual é o papel da tecnologia na Educação?

09 de janeiro de 2018

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Tecnologia da Educação


Tudo se transforma em um mundo cada vez mais conectado, desde a forma como os alunos se conectam com o conhecimento até o papel que o professor desempenha em sala de aula

As tecnologias digitais já fazem parte das nossas vidas e é importante que nós tiremos o máximo proveito delas em todos os âmbitos, seja no profissional, pessoal ou educativo. Apesar de já vermos uma boa mudança em diversas instituições de ensino pelo Brasil, o modelo de ensino ainda é tradicional, criado na revolução industrial, e que não acompanhou a evolução do ser humano e a sua relação com as outras pessoas e com o trabalho. Em um mundo cada vez mais conectado, as carreiras e trabalhos estão em constante transformação, de forma que determinados tipos de trabalho deixam de existir para que máquinas assumam a responsabilidade e novas profissões surjam. Essas novas profissões exigem habilidades e conhecimentos que os alunos não conseguem desenvolver no modelo tradicional de ensino.

O uso de ferramentas de tecnologia em sala de aula consegue ajudar o professor a entender os diferentes estilos e perfis de aprendizagem de cada um dos alunos, possibilitando a personalização do ensino. Além disso, a tecnologia na educação permite que os estudantes trabalhem umas das principais habilidades que devem ser desenvolvidas no mundo de hoje, a colaboração. Com o uso de metodologias baseadas em jogos (GBL – Game Based Learning), o educador consegue alinhar a linguagem e a forma como o aluno se conecta com o conhecimento, estimulando o aprendizado em um ambiente familiar para o aluno, como um ‘mundo compartilhado’ dentro do Minecraft: Education Edition, por exemplo.

Com essa transformação até no papel do educador dentro da sala de aula, é necessário dialogar com os alunos sobre as responsabilidades que eles têm como cidadão digitais. Algumas formas de se fazer isso é estimulando os alunos a pesquisarem sobre assuntos em diferentes perspectivas, respeitarem a privacidade digital e direitos autorais e a terem o pensamento crítico de analisar as fontes e os conteúdos que consomem online.

Conheça mais sobre como a tecnologia pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem no site de educação da Microsoft.

Últimos posts

Tags

Posts Relacionados