Caso de Sucesso: Transformação da sala de aula no Colégio São José do Maranhão

04 de dezembro de 2017

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Tecnologia da Educação

Em entrevista, diretor da entidade fala sobre desafios e possibilidades do uso da tecnologia por professores e alunos  

Situada na cidade de São Paulo, o Colégio São José do Maranhão está passando por um 2017 repleto de mudanças, sempre com foco em melhorias no ensino dos professores e aprendizado dos alunos. A diretoria da escola junto com a Trivium, um Education Training Partner da Microsoft, iniciou um processo de implementação do Office 365 Education, a versão gratuita e online, e a capacitação do seu corpo docente em janeiro de 2017. Conversamos com o Maurício Castilla, diretor da escola São José do Maranhão, a respeito do processo e o resultado foi inspirador: 

Qual foi o objetivo do projeto?  

M.C.: A implantação do Office 365 foi pensada como instrumento de mudança nos processos pedagógicos. A ideia foi aliar a tecnologia disponível para melhorar a qualidade de relacionamento entre professores e alunos e que, consequentemente, atingisse o sucesso pedagógico da grande maioria dos alunos matriculados. Dessa maneira, teríamos uma mudança nos paradigmas das aulas e um maior envolvimento dos alunos em todas as atividades propostas pelos professores, facilitando e agilizando a apresentação de conteúdos com qualidade.   

Quais foram as mudanças que você já pôde perceber no dia a dia?  

M.C.: Apesar do medo da mudança e de forçar as pessoas a saírem da zona de conforto, muitos resultados positivos já foram observados. A maioria dos professores está se empenhando na criação de materiais diversificados, na pesquisa e no compartilhamento de ideias, mas alguns ainda resistem e permanecem com atitudes e comportamentos tradicionais em sala de aula.  

A qualidade nas relações com os pais foi notável, com as informações necessárias chegando no tempo certo e com uma ferramenta de uso exclusivo para os assuntos da escola. Como esperado, a adoção das ferramentas pelos alunos é alta, porém, muitas vezes, eles se esquivam das atividades cobradas, dando inúmeras desculpas aos professores. Nada alarmante em função da mudança de cultura, principalmente dos livros para os aplicativos. Precisamos trabalhar mais com eles e mostrar os benefícios decorrentes da adequada utilização. 

As possibilidades são inúmeras, necessitando-se aprofundamento dos aplicativos e a implantação gradativa em consonância com a capacitação de professores e alunos. Outra necessidade observada é a capacitação dos pais, até para que consigam acompanhar as atividades desenvolvidas com seus filhos, principalmente os menores. 

O que os professores estão achando da mudança?  

M.C.: Estamos plenamente satisfeitos com as possibilidades que a ferramenta oferece e aos poucos as coisas vão se ajustando e, o uso, aprimorado.  

Apesar de exigir um grau maior na preparação das aulas, os professores entenderam os objetivos e perceberam que podem tirar muito proveito, pessoal e profissionalmente, do seu uso. 

No âmbito administrativo a ferramenta muito contribui para o planejamento e execução das rotinas, facilitando a comunicação entre todos. A familiaridade que todos já tinham com os aplicativos anteriores baseados no Windows também favorece a utilização e um maior aprofundamento das potencialidades. A efetiva utilização está atrelada à capacitação e formação em serviço dos professores e funcionários e à instalação de um clima organizacional adequado. Percebemos também o empenho da Microsoft em ouvir os usuários e aprimorar a ferramenta constantemente, tornando-a fundamental nas atividades educacionais. 

 

Assim como o Colégio São José do Maranhão está saindo da zona de conforto e realizando as mudanças necessárias que preparem os jovens para o que o mundo hoje exige, toda escola com curso regular e registada no Ministério da Educação pode ter acesso ao Office 365 Education gratuitamente para todos dentro da instituição (mediante aprovação). Conheça mais sobre os recursos disponíveis às escolas e professores no site de Educação da Microsoft.

Últimos posts

Tags

Posts Relacionados