Metodologias Ativas: 3 dinâmicas para aplicar em sala de aula

26 de Abril de 2017

Postado por Microsoft Educação em Sem categoria

Há algum tempo já sabemos que, para conseguir trabalhar nos alunos algumas habilidades específicas que estão sendo cada vez mais necessárias, como a resolução de problemas, pensamento crítico, colaboração e habilidades interpessoais, o estudante precisa ter um papel ativo na sua educação. Ou seja, deixar o tradicionalismo das aulas expositivas com papel, caneta e quadro-negro para um modelo em que o aluno seja o protagonista da sua própria aprendizagem. Para que isso seja possível, o papel do educador nessa transformação é essencial e precisa ser feito da maneira correta, caso contrário, os alunos não terão as oportunidades de desenvolver essas habilidades.

Com isso, separamos três dinâmicas de sala de aula que você pode trabalhar com seus alunos para que eles assumam uma postura ativa durante o processo de aprendizagem:

– Instrução por Pares: partindo de um teste de conhecimento em comum entre todos os alunos de uma turma, por exemplo, ao ver o desempenho ao final do teste, pares são criados com a disposição de um aluno que teve uma nota alta com um aluno que teve nota baixa. O objetivo é fazê-los discutir sobre o tema e responder ao exercício novamente no final do momento de discussão, trabalhando especialmente a comunicação, o poder de persuasão e, claro, o trabalho em pares (colaboração). Uma sugestão de ferramenta para compartilhar a tarefa é o Microsoft Forms.

– Sala de Aula Invertida: disponibilizando previamente o conteúdo que seria discutido em sala de aula, ao chegarem para a aula, ao invés de ter uma aula expositiva, o professor consegue trabalhar o assunto de diferentes formas, uma vez que o conteúdo já foi consumido pelos alunos. Ele pode iniciar a aula com um debate, um experimento ou até mesmo uma lista de exercícios sobre o assunto, fazendo com que o tempo em sala de aula seja aproveitado para trabalhar o tema de forma prática. Uma ferramenta que pode ser utilizada para esta finalidade é o Office Mix.

– Rotação por Estações: dividindo a sala de aula em algumas estações, três ou quatro, por exemplo, o professor consegue usar o tempo de duração de uma aula para trabalhar o mesmo assunto de algumas diferentes formas/atividades, em que os alunos vão rotacionando nas estações. Por exemplo, para uma aula de matemática, sobre ângulos, o professor pode definir uma estação com uma leitura sobre o tema, a próxima com uma lista de exercícios, a outra com um jogo sobre ângulo e na última uma exposição do professor sobre o tema – dessa forma a aula fica mais dinâmica e o aluno entra em contato com o assunto de diferentes estilos de ensino.

Essas são apenas algumas das dinâmicas que são simples e você pode começar a testar com seus alunos. Todos esses formatos fazem parte de uma metodologia de ensino chamada de “Metodologia Ativa”, que vem se provando cada vez mais eficiente na educação dos alunos ao redor do mundo.

Últimos posts

Tags

Posts Relacionados