Ensino Híbrido: o que é e como aplicá-lo para seus alunos

26 de Abril de 2016

Postado por Microsoft Educação em Conteúdos Educacionais, Notícias Educação

Com a evolução da tecnologia, as mudanças de comportamento resultantes disso afetaram também a forma como o conhecimento é acessado. Grandes volumes de informações recebidas e a facilidade de encontrá-las permite que a nova geração seja dona do seu próprio aprendizado. E o que isso significa? Que cada um pode aprender no seu próprio ritmo com foco nas suas necessidades.

A educação como conhecíamos é a principal afetada nesse novo modelo e o nosso sistema educacional já está se adaptando aos novos cenários.

Conceito:

O ensino híbrido busca unir ferramentas e práticas pedagógicas online e offline, permitindo que os alunos estudem dentro e fora das escolas, em ambientes virtuais e/ou em grupo. É importante lembrarmos que mesmo sendo formas diferentes, os dois momentos devem se complementar, a fim de tornar a educação mais eficaz.

O método torna o aprendizado personalizado e focado na necessidade de cada aluno, além de valorizar o pensamento crítico e o trabalho em grupo. Dessa forma, os estudantes conseguem enxergar mais sentido no conteúdo passado e entendem como aquilo ajudará no seu futuro. Mas não são apenas os estudantes que encaram um novo papel dentro da sala de aula – os professores também, tornando-se guias na aprendizagem e deixando de ser fonte principal de informação.

Alunos com necessidades especiais também são beneficiados com o ensino híbrido, uma vez que o plano individual de aprendizagem faz com que eles se sintam mais integrados à turma e menos diferentes.

Obstáculos:

Hoje, o principal desafio do ensino híbrido é a falta de aparelhos e banda larga de qualidade nas escolas. Felizmente, o aumento de oferta desses produtos e serviços tem feito os preços caírem, permitindo que os próprios alunos tenham os seus dispositivos, o que irá inserir cada vez mais o fenômeno do BYOD (Bring Your Own Device/Traga o seu próprio aparelho) nas escolas.

Como fazer:

* Utilizar laboratórios online por meio de plataformas que hospedam todo o material de um determinado assunto;

* Propor dinâmicas que dividem a sala em diversas estações, onde cada uma consiste em uma atividade diferente, porém complementares. Aqui, a ideia é utilizar plataformas digitais em pelo menos uma das estações.

* Alterar a configuração do espaço valorizando mesas redondas que incentivam a interação, por exemplo. Outra ideia é manter sempre o número de computadores menor que o número de alunos, permitindo a rotação nos dispositivos e atividades.

* Utilizar ferramentas virtuais que sejam capazes de obter dados sobre o aprendizado dos alunos, permitindo que o professor consiga entender as principais dificuldades dos alunos e, consequentemente, personalizar o ensino. Também é importante utilizar essas ferramentas para verificar se os alunos realmente aprendem por meio de vídeos, ambientes virtuais e plataformas adaptativas.

Microsoft e o ensino híbrido:

Já falamos aqui como o Office Mix pode auxiliar você, professor, a implementar o conceito de ensino híbrido dentro da sala de aula. A ferramenta possibilita que as lições sejam entregues de forma interativa e diferente (em formato de vídeo ou quizzes, por exemplo), além de potencializar o visual das matérias entregue aos alunos, tornando o conteúdo mais interessante e chamativo. Além de entregar o conteúdo, a plataforma do Office Mix gera dados, tanto sobre as questões resolvidas, quanto sobre o tempo que o aluno passou dentro de cada aula. Esses dados podem ser usados para compreender as dificuldades dos estudantes e o professor consegue focar nas dificuldades de cada um, personalizando o ensino.

Num modelo de ensino híbrido, como a sala de aula invertida, o professor pode entregar o conteúdo online, o aluno assiste em casa, e na sala de aula trabalha em projetos sobre o tema. O professor pode conferir os alunos que acessaram o conteúdo antes de aula e ainda focar o planejamento com base nas dúvidas apresentadas nas respostas dos alunos no Office Mix.

Descubra todas as possibilidades de explorar as suas aulas com o Office Mix e boa sorte!

Últimos posts

Tags

Posts Relacionados